Materno-Infantil de Barcarena realiza ação de prevenção e combate ao câncer de colo uterino

No Março Lilás, mês dedicado à conscientização da doença, a unidade disponibilizou exames preventivos para colaboradoras

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade do Governo do Estado gerenciada pela Pró-Saúde, promoveu nesta semana, ações de combate e prevenção ao câncer de colo de útero, em alusão ao Março Lilás, mês de conscientização da doença.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, a ação, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização da unidade, disponibilizou exames preventivos para colaboradoras com idades entre 25 e 35 anos, e mobilizou mulheres e profissionais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença

Com a proximidade do Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado no próximo dia 20, foram abordadas também orientações sobre o tema, como a correta escovação dos dentes.

Referência no atendimento de média e alta complexidades em neonatologia e obstetrícia, o Materno-Infantil de Barcarena atende gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins, de forma 100% gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, ficando atrás do câncer de mama e colorretal. A neoplasia é a quarta causa de mortes entre as mulheres por câncer no Brasil.

Anderson Sidney Vale da Silva, ginecologista obstetra do Materno-Infantil destaca que “esse tipo de câncer está intimamente relacionado com a vida sexual, já que é causado principalmente pelo vírus HPV, altamente prevalente na população brasileira”.

A infecção genital pelo Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV, é frequente e, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que evoluem para o câncer.

As principais formas de prevenção deste tipo de câncer são “o uso de proteção nas relações sexuais, a vacinação, que é disponibilizada gratuitamente no SUS, e a realização periódica de exames ginecológicos”, destaca o médico.

Exames preventivos são essenciais para a detecção precoce de lesões precursoras e o câncer no estágio inicial. “O câncer de colo uterino tem cura, principalmente se identificado precocemente. É uma doença de fácil prevenção”, enfatiza Anderson.

O especialista destaca ainda que esse tipo de câncer é muito frequente na região de abrangência do Materno-Infantil de Barcarena, principalmente em mulheres jovens, com até 30 anos. “Infelizmente, questões culturais, como o medo ou a vergonha de realizar os exames, resultam em um diagnóstico tardio nas mulheres, quando as chances de cura são menores”, observa.

Por ser de evolução lenta, o câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas em suas fases iniciais. Diagnosticar o tumor do câncer precocemente eleva as chances de cura e evita o agravamento dos sintomas, que costumam aparecem em fases mais avançadas.

Os sintomas mais comuns do câncer do colo do útero são:

– Sangramento vaginal intermitente ou após relações sexuais;

– Secreção vaginal anormal e persistente;

– Dores abdominais relacionadas a complicações no intestino e ao urinar.

Vale ressaltar ainda que fatores como tabagismo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e a iniciação sexual precoce podem elevar os riscos da doença.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde