Materno-Infantil de Barcarena promove ações de conscientização durante o Agosto Dourado

Ao longo do mês, a unidade, única no Baixo Tocantins com o selo Amigo da Criança, realizará uma série de atividades lúdicas e educativas sobre aleitamento materno

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no interior paraense, promoverá, ao longo das próximas semanas, atividades lúdicas e educativas em alusão à campanha Agosto Dourado, mês de luta pelo incentivo à amamentação. Neste ano, o tema central das ações será “Fortalecer a amamentação: educando e incentivando”.

A programação da unidade, que pertence ao governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, contará com gincanas, palestras e ações de coleta de leite humano, envolvendo pacientes, acompanhantes, colaboradores e a sociedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva dos bebês por seis meses, seguindo com alimentação complementar até dois anos ou mais.

“O leite humano é o alimento mais completo para o bebê. Além da nutrição, ele proporciona diversos benefícios como a diminuição da mortalidade infantil e prevenção de infecções, como por exemplo, pelo coronavírus, por meio de anticorpos passados pela mãe”, destaca Danielly Souza, nutricionista do Materno-Infantil de Barcarena

Ao longo do mês, os encontros abordarão temas como manejo nas primeiras horas de vida do bebê, importância do aleitamento exclusivo, doação de leite humano e os benefícios da amamentação na nutrição do bebê, sistema imunológico, desenvolvimento cognitivo, crescimento e redução de doenças crônicas.

Além das atividades lúdicas com jogos para auxiliar a adesão às informações, o Materno-Infantil de Barcarena promoverá uma gincana focada na doação de leite materno, onde os colaboradores serão estimulados a apresentar possíveis doadoras ao Banco de Leite Humano na unidade, além de arrecadar potes de vidro, usados no armazenamento do alimento.

“A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e de baixo peso, em atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Qualquer quantidade ajuda e toda mãe que amamenta pode se tornar doadora. É um gesto solidário que salva vidas”, enfatiza a nutricionista.

Em agosto de 2021,o Hospital Materno-Infantil de Barcarena se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

“No HMIB o aleitamento materno é prioridade. Atuamos para garantir uma boa nutrição, de forma adequada, para todos os recém-nascidos, seja pela amamentação em si ou com a doação de leite humano por meio do nosso Banco de Leite”, destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar da unidade.
Na maternidade, os 10 passos se aplicam a todos os bebês, mesmo os prematuros, com baixo peso ao nascer ou com alguma enfermidade. O processo é adaptado conforme o caso clínico para garantir o aleitamento materno ainda no início da vida, visando o melhor desenvolvimento do recém-nascido.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde