Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Materno-Infantil de Barcarena celebra o Dia Mundial do Enfermo com culto ecumênico

Durante a manhã, colaboradores partilharam de um momento de fé e troca de mensagens de acolhimento

No dia 11 de fevereiro, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja celebra o Dia Mundial do Enfermo, instituído pelo Papa João Paulo II em 1992. Neste ano, com o tema “A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes”, a data tem como objetivo voltar o olhar da sociedade para o trato humanizado dos doentes.

No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan esse cuidado é dirigido pelas ações de humanização em conjunto com a Pastoral da Saúde, promovidos pela Pró-Saúde, entidade que gerencia o hospital, com temas e discussões que levem esperança e alento aos mais necessitados e fortalecimento da fé.

Nesta quinta-feira (11), os colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena, unidade do Governo do Pará, participaram de um culto ecumênico. A celebração promoveu um momento de acolhimento espiritual com leitura do evangelho e louvores.

“Esse momento espiritual nos faz refletir sobre o papel da igreja e suas missões na terra, de levar um momento de partilha de fé, um olhar humano, um coração aberto e conforto espiritual aos que mais precisam”, afirma o pastor Everaldo Gomes, que ministrou o culto ecumênico.

Segundo a presidente do Grupo de Trabalho e Humanização do HMIB e psicóloga Daniella Dias, além de oferecer assistência à saúde, o papel do hospital é também levar assistência religiosa e um cuidado espiritual aos enfermos e profissionais de saúde .

“Diariamente o hospital tem uma missão de salvar vidas, e mesmo em região mais distante, é um ponto de assistência à saúde para milhares de pessoas. Em um cenário pandêmico, somos solidários com aqueles que também cuidam dos enfermos, os profissionais de saúde, que abdicam das suas vidas para cuidar de outras”, destaca a profissional.

Troca de mensagens com homenagens e palavras de esperança 

Após o culto ecumênico, a equipe do Grupo de Trabalho e Humanização do HMIB distribuiu cartões para os profissionais realizarem trocas de mensagens de acolhimento, evidenciando a importância do colega de trabalho e sua importância no trato aos enfermos.

Nos cartões, os colaboradores puderam homenagear e levar palavras de esperança, amor e alegria para os profissionais que admiram dentro do ambiente hospitalar. A ação faz parte também da celebração do Dia da Amizade, comemorada no próximo domingo (14/02).

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins, prestando atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seus dois anos de funcionamento, já realizou mais de 3 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias. Desde a sua inauguração, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores instituições filantrópicas de gestão hospitalar do país.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde