Maternidade de Barcarena ressalta a importância da participação do Pai na Gestação

A descoberta da gravidez, os enjoos, o crescimento da barriga, os movimentos do bebê, e tantas outras sensações, são vivenciadas com muita alegria pelas mamães. Mas a presença dos homens também é fundamental durante a gestação. Durante a estadia de muitas mães e pais no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), a equipe do hospital destaca a importância do pai desde o período de gestação a hora do parto, seja em rodas de conversas com a família ou no convívio diário durante o atendimento.

Benedito Ribeiro, pai dos gêmeos Andrey e Henrique, veio de Limoeiro do Ajuru com a esposa Ana Cláudia, que recentemente deu à luz no HMIB, unidade do Governo do Estado do Pará gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e relatou sua experiência durante a gestação dela.

“Eu sentia muito medo e ansiedade no início, mas sempre quis estar presente, para dar força, segurar a mão, compartilhar todas as dificuldades e alegrias. Acompanhar o parto foi uma experiência inexplicável, eu participei também das consultas e dos exames, e por isso, descobrir muitas sensações, até me emocionei. Agora estou muito feliz com esse presente pois minha esposa recebeu toda a tenção e cuidado, e meus filhos nasceram saudáveis”.

A assistente Social da unidade, Marinelza Guimarães destaca que o vínculo entre pai e filho, aos primeiros anos de vida, é essencial para a formação do bebê. “A figura paterna é de fundamental importância no desenvolvimento e na formação de uma criança. A estima do pai durante a gestação, por meio do acompanhamento na rotina da mãe, seja no ambiente hospitalar ou em casa, também é de forte influência, pois incentiva o envolvimento do pai nos cuidados com o recém-nascido além de fortalecer os vínculos familiares”, reitera.