Maternidade de Barcarena realiza ação de sensibilização no mês de prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo, campanha realizada no Brasil desde 2015, têm como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio. No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turan (HMIB), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, as ações de discussão sobre o tema foram realizas nos dias 25 e 26 setembro, junto aos colaboradores.

 

A equipe do Grupo de Trabalho e Humanização da unidade hospitalar abriu espaço para o diálogo sobre a temática do suicídio, por meio de um talkshow de perguntas e respostas. No encontro, as psicólogas da unidade puderam compartilhar dados, conscientizar sobre a depressão, e tratar dúvidas com foco em modelos de prevenção.

 

“Procuramos discutir sobre o Setembro Amarelo de uma forma que todos pudessem ter seu espaço. Aqui descrevemos sinais da depressão, falamos sobre mitos, estatísticas que envolvem o tema, mudanças de hábitos e comportamentos que refletem a depressão. Mostramos o que deve ser evitado, e também, que medidas tomar para ajudar alguém que precise de orientação e apoio para enfrentar a doença” destaca a psicóloga da unidade, Larissa Ribeiro.

 

Ainda durante o encontro, houve uma dinâmica com o grupo para expressarem seus sentimentos e compartilharem experiências com demais. Segundo a psicóloga do HMIB, Jaynne Araujo, o intuito da dinâmica foi explorar a troca de experiências e sensações, para que assim, os colaboradores pudessem descrever sentimentos.

 

“Com a dinâmica do balão todos puderam falar sobre seus medos e suas experiências e conseguiram ter uma dimensão sobre a temática. Sabemos que os índices de suicídio no país são altos e o diálogo é a melhor solução. Sempre incentivamos a conversa, pois é importante desconstruir o preconceito que impede muitas pessoas de procurarem ajuda” relata.

 

Nos dois dias de campanha, cestas com frases de carinho e atenção foram colocadas nas recepções da unidade. A ideia foi oferecer uma palavra de conforto e de ajuda às pessoas que passaram pelo lugar. Foram disponibilizados, ainda, indicações de Centros de Valorização à Vida e acolhimento e do número de telefone 188, que pode ser usado de forma gratuita, além do incentivo à procura de ajuda médica especializada.

 

Sobre o Materno-Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde