Marabá: Cirurgia devolve movimentos da mandíbula de paciente

Moradora da localidade de Cajazeiras, município de Itupiranga (PA), Vanda Aparecida de Azevedo sofre de epilepsia. E numa crise de convulsão,deslocou a mandíbula a ponto de não conseguir mais fechar a boca. Devido à dificuldade de acesso, ela permaneceu assim por 21 dias, até que foi levada ao Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Bastaram 3 horas e meia de cirurgia para a paciente recuperar os movimentos.

A cirurgia foi coordenada pelo odontogista Leonardo Toledo de Aguiar, que é cirurgião bucomaxilo facial. Ele realizou uma artroplastia bilateral da articulação temporomandibular para o remodelamento da mandíbula, evitando um movimento que provoque luxação e voltando a mandíbula à posição original.

Em linguagem mais simples, o bucomaxilo Leonardo Toledo abriu dois pequenos cortes verticais ao lado de cada orelha da paciente, fez um pequeno corte no osso temporal (do lado direito e do lado esquerdo), liberando o disco articular para que a mandíbula pudesse deslizar durante o movimento de abertura e fechamento da boca sem que ocorresse o travamento.

Leonardo explica que o procedimento foi delicado e realizado em caráter emergencial para devolver conforto e qualidade de vida à paciente, que chegou ao hospital extremamente debilitada, pois não se alimentava havia 21 dias. Ela estava anêmica e teve de receber reposição de cálcio, magnésio e potássio.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde