Mais de mil estudantes desejam realizar estágio no HRBA

Anualmente, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realiza ciclos de palestras para os acadêmicos que desejam realizar estágio obrigatório na unidade. E, em 2016, o hospital já atendeu 1.004 estudantes, de cinco instituições de ensino superior de Santarém (PA). Ao todo, seis integrações acadêmicas foram realizadas. A última aconteceu nesta quarta-feira, 13/04, na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A acadêmica de Enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Pâmela Corrêa, diz que escolheu estagiar no HRBA “por ser um hospital bem qualificado, totalmente diferente, e por ser ONA 3. As pessoas são qualificadas para estarem ali. Também, dá liberdade para realizarmos os procedimentos, porque tem outros que não dão essa oportunidade”. A fala é compartilhada pelo estudante de Medicina da Uepa, Ramón Sampaio. “Eu escolhi porque o Hospital Regional é o que tem mais prestígio e estrutura para fornecer uma formação adequada”, diz.

Em 2015, mais de 1.700 estudantes cumpriram estágio curricular no hospital, que oferece vagas para acadêmicos de 14 diferentes cursos. Além de contar com alunos da área da saúde, o hospital oferece oportunidades para acadêmicos de Administração, Agronomia, Contabilidade, Gestão Ambiental, Jornalismo, Publicidade e Pedagogia.

Para a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, essa é uma forma de fortalecer a parceria entre as instituições e garantir a qualidade do ensino. “O hospital tem se configurado como elemento fundamental para a formação de profissionais da saúde capacitados para atuarem na região Oeste do Pará, e isso tem consolidado a cultura de Hospital Ensino”.

Durante a integração acadêmica, os estudantes recebem formação voltada para a prevenção de infecção hospitalar; segurança no processo assistencial; cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual; como fazer a evolução adequada e correta nos prontuários; e normas gerais do hospital.