Mães do Materno-Infantil confeccionam fantasias para bebês internados

Cleidiane Silva é mãe da Alice Vitória, de apenas dois meses de vida, e neste carnaval passou por uma experiência diferente, ao confeccionar uma fantasia especial para a pequena. A bebê nasceu no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), em 20 de dezembro de 2019, com apenas seis meses de gestação e pesando pouco mais de 900 gramas. “Eu passei o Natal aqui, virada de ano, e também o carnaval. Com essa atividade eu consegui tirar um pouco o foco dos pensamentos ruins, conversando com as outras mães”, comenta.

Durante dois dias, as mamães que estão acompanhando seus bebês e que fazem parte do Grupo Terapêutico de Mães, coordenado pela equipe multiprofissional do HMIB, puderam fazer fantasias para os pequenos com o tema “super-herói”. Segundo Cleidiane, que montou uma roupa de Mulher Maravilha para a sua super filha, a produção foi bastante importante. “A gente jogou conversa fora, trocamos experiências e, finalmente, colocamos um sorriso no rosto”.

Muitas mães passam meses internadas junto com seus filho e ter um momento de descontração é fundamental. Para Rayssa Nunes, Terapeuta Ocupacional da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde, atividades como esta são fundamentais no tratamento do paciente e no cuidado com seu acompanhante. “Além de minimizar os aspectos negativos da hospitalização, podemos situá-las no tempo e espaço, pois como passam muito tempo dentro do hospital, muitas mães nem sabiam que era feriado de carnaval. Outro aspecto importante é o fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê”.

Bloquinho do TRR

Ainda com a missão de orientar os colaboradores do HMIB , o “Bloquinho do TRR” passou pelo Hospital Materno-Infantil. Com a paródia da música “Marcha do Remador”, colaboradores puderam ensinar aos demais profissionais e também usuários sobre o Protocolo de Time de Resposta Rápida. “O principal objetivo era orientar e conscientizar a equipe de uma forma descontraída”, ressalta o coordenador de enfermagem e criador da paródia, Nataliel Miranda.

O TRR é um sistema integrado de ações estratégicas para o atendimento de qualquer pessoa que esteja transitando pelo hospital que apresente algum tipo de comprometimento neurológico, circulatório ou respiratório, e que esteja fora do ambiente preparado para tratamento. A equipe de trabalho é composta por uma equipe multiprofissional de enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.

O HMIB

O Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade referência em média e alta complexidades para 11 municípios do Baixo Tocantins, sendo o público-alvo mulheres gestantes e recém-nascidos.
A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde