Alta Covid-19 no HRBA

Mãe de três filhos e com 35 anos, paciente do Regional do Baixo Amazonas é a 500° recuperada da Covid-19

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, alcançou mais uma importante marca nesta terça-feira, 20. Michele dos Santos Frois, de 35 anos, foi a 500° paciente a se recuperar da Covid-19 na unidade.

A dona de casa e mãe de três filhos deu entrada no HRBA no dia 11 de abril. Após nove dias de internação para o tratamento do novo coronavírus, Michele pode retornar para os braços da família que reside no município de Monte Alegre.

Na tarde desta terça-feira, a paciente se despediu emocionada da equipe multiprofissional do hospital e foi recebida pelo esposo, Mailson Costa, de 33, anos. Com o apoio da equipe de Enfermagem e segurando o certificado “Eu venci a Covid-19”, a paciente deixou o hospital ansiosa para reencontrar as filhas.

“É uma alegria voltar para casa com saúde e com vida. Agradeço a todos do hospital por ter a oportunidade de poder reencontrar minha família. Vou guardar esse certificado como símbolo da minha vitória”, comemorou.

Para Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do HRBA, unidade que pertence ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, ver o alcance obtido pelo hospital na recuperação de pacientes revela a missão institucional e se mostra um incentivo aos colaboradores.

“Mérito total de toda a equipe multiprofissional, que mesmo cansada, pois há 1 ano luta contra esse vírus, nos proporciona sentimentos de esperança, de amor ao próximo. Cada nova alta é uma vitória coletiva e nos impulsiona cada vez mais na realização de um trabalho humanizado e resolutivo”, afirmou.

Atendimentos Covid-19

Referência no atendimento de pacientes com a Covid-19 no Baixo Amazonas, o HRBA é uma unidade com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o início da pandemia, a unidade já prestou atendimento a mais de 2.500 pessoas dentro do protocolo assistencial para o novo coronavírus, seja com suspeita ou confirmados com a doença.

Ao todo, mais de 600 profissionais estão atuando na linha de frente de combate à doença. Com o início da pandemia no Brasil, o HRBA também vem promovendo treinamentos contínuos sobre medidas de controle e prevenção entre os colaboradores, buscando a capacitação das equipes.

Além dos 500 pacientes recuperados, o Regional do Baixo Amazonas recuperou 526 colaboradores que positivaram para a doença e foram tratados, não precisando de internação.

Gestão de excelência

Referência em média e alta complexidades no Estado do Pará, certificado com a ONA 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Regional do Baixo Amazonas atende uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios no Oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.

A unidade está entre os melhores hospitais públicos do País desde 2012, primeira vez que foi reconhecido nacionalmente por boas práticas assistenciais.

Em 2021, o HRBA demonstrou sua expertise de gestão e excelência ao conquistar o 1º lugar no 4º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, realizado pela ONA e foi a única unidade de saúde do Norte do Brasil a integrar a edição 2020 do Relatório “Hospitais que Curam o Planeta”, promovido pela organização não governamental internacional Salud Sin Daño (Saúde Sem Dano).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde