Janeiro Verde: a importância do check-up ginecológico na prevenção do câncer de colo de útero

Referência em atendimento ginecológico da região, o Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO) promove acompanhamento especializado

Neste mês, o Janeiro Verde destaca a importância da conscientização sobre o check-up ginecológico. O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras, de acordo com dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2020, mais de 6.600 mortes foram registradas por esse tipo de câncer. O que reforça a importância da prevenção.

Em Guajará-Mirim (RO), norte do Brasil, o Hospital Bom Pastor, referência em atendimento ginecológico e de saúde indígena na região, abrange uma série de exame essenciais, entre eles, o preventivo, ultrassom transvaginal, exames de sangue, hormonais, entre outros. “Realizar exames regularmente é fundamental para a detecção precoce e a prevenção eficaz. Cuide da sua saúde”, alerta Juan Carlos Boado Galvan, ginecologista e diretor-técnico do hospital.

A rotina ginecológica inclui:

  • Mamografia;
  • Preventivo;
  • Ultrassom transvaginal;
  • Ultrassom mamária;
  • Ultrassom da tireóide;
  • Exames de sangue de rotina;
  • Exames hormonais.

O HPV é o causador do câncer de colo de útero. “É um vírus que se contamina por meio das relações sexuais. As melhores maneiras de se prevenir são com a vacina e com o exame Papanicolau. O Janeiro Verde é um lembrete para que todas as mulheres priorizem a saúde ginecológica e realizem seus check-ups regularmente”, completa Juan.

O Hospital Bom Pastor atua como referência em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica para mais de 50 aldeias indígenas da região Norte do Brasil. Pertencente à entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade presta serviço gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante contrato com entes públicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde