Instituto Estadual do Cérebro realiza Semana de Segurança do Paciente

Tema foi amplamente debatido por profissionais da unidade, que é referência nacional em neurocirurgia

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no último dia 17, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, iniciou um ciclo de palestras voltadas ao tema com o objetivo de estimular a integração de todos os setores e reforçar a importância da preservação e integridade dos pacientes dentro da unidade.

A ação, realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, também destacou as seis metas internacionais que garantem um modelo de saúde mais seguro, sendo amplamente debatida entre os profissionais da unidade. O assunto também ganha cada vez mais espaço no ambiente hospitalar.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do IEC, Andrea Rodrigues, a Semana de Segurança do Paciente qualificou ainda mais o trabalho realizado no Instituto. “As metas de segurança são importantes para aprimorar o conhecimento sobre os assuntos e ações que envolvem a segurança do paciente, sendo as metas internacionais a base para construção de práticas seguras e eficazes para uma assistência de qualidade”, ressaltou.

As metas citadas pela coordenadora são as seguintes: 1) Identificar corretamente o paciente; 2) Comunicação efetiva; 3) Melhorar a segurança na prescrição de medicamentos; 4) Cirurgia segura; 5) Higienização das mãos e 6) Redução do risco de quedas e úlceras por pressão.

Durante as palestras e orientações, profissionais das mais diferentes áreas puderam explicar a importância de seguir essas diretrizes, sempre pensando no bem-estar do paciente. Médicos, enfermeiros, farmacêutico, nutricionista, físico médico, tecnólogo em radiologia e biólogo compartilharam experiências nas suas áreas. A ação visa valorizar o trabalho integrado dentro da unidade para aprimorar a gestão, criar uma cultura de segurança e transparente, além de reforçar a importância em seguir os protocolos para evitar erros dentro da unidade.

Ao todo, cerca de 350 colaboradores do IEC participaram dos cinco dias de atividades propostas. No primeiro dia, os temas debatidos foram “Abordagens sobre Segurança do Paciente no IEC”, “Segurança do Paciente e o Laboratório Clínico”, “Segurança do paciente na UTI: A importância da multidisciplinaridade no cuidado do doente para uma UTI segura” e “Identificação do Paciente”.

Entre as palestras voltadas ao assunto, ocorridas durante a semana, temas como a “segurança no uso de medicamentos”, “prevenção de quedas e de infecções hospitalares”, a “atuação da Enfermagem para segurança do paciente no Centro Cirúrgico” e “prevenção de lesões de pele” foram abordados.

No último dia da semana de segurança, o setor de Qualidade do Hospital propôs uma dinâmica nos setores. A proposta era educar, valorizar o trabalho de cada setor e informar sobre a importância de seguir as seis metas estabelecidas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde