Instituto Estadual do Cérebro cria um Comitê de Ética em Pesquisa

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nesta quinta-feira (25), o primeiro treinamento para criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da unidade. Esse tipo de colegiado deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos com o objetivo de contribuir no desenvolvimento deste trabalho dentro de padrões éticos. Ao todo, serão realizados cinco encontros com os 10 membros da equipe para implantação do comitê.

Presidido pelo diretor de Pesquisas do IEC, Vivaldo Moura Neto, o CEP vai determinar que sejam cumpridas normas para a apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados no instituto, como o cronograma de desenvolvimento, os riscos e benefícios esperados com o estudo e a exigência de um termo de assentimento no caso de envolvimento de pacientes.

“A ética é uma preocupação relativamente recente, ocasionada pelo avanço rápido da ciência e motivada principalmente com o desenvolvimento dos transgênicos e o surgimento da ovelha Dolly, que levou a humanidade a temer a ‘fabricação’ de seres humanos, remetendo à ideia de eugenia. Mas a pesquisa quer tão somente melhorar a saúde humana e proporcionar qualidade de vida”, afirmou Vivaldo.

O treinamento servirá para o grupo discutir o conceito de ética na ciência no que tange a pesquisas com seres humanos, ouvir experiências de coordenadores de outros comitês e estabelecer as normas que serão necessárias para os autores realizarem pesquisas. A criação do CEP do Instituto Estadual do Cérebro foi autorizada pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde