Inovação e tecnologia facilitam a vida de pacientes do Regional da Transamazônica

Desde setembro, a unidade disponibiliza resultados de exames laboratoriais de forma online e gratuita, para proporcionar rapidez nos diagnósticos e comodidade aos usuários

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, Sudoeste do Pará, tem investido em tecnologia para facilitar o acesso aos resultados de exames laboratoriais. Os diagnósticos, anteriormente disponibilizados na versão impressa, com retirada na unidade, agora podem ser consultados pela internet, de forma gratuita. Só de janeiro a junho deste ano, mais de 125 mil exames foram realizados no laboratório do hospital.

Com a pandemia da covid-19, as unidades de saúde precisaram renovar as práticas de gestão para garantir assistência à população. Em consideração a esse processo de mudança, desde setembro de 2021, o HRPT, pertencente ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, passou a disponibilizar os resultados de exames pelo site da unidade, o que proporcionou mais celeridade no processo e comodidade aos pacientes da região do Xingu.

“Com este projeto, os pacientes não precisaram mais vir de cidades tão distantes para receberem o resultado. E, por outro lado, não podemos esquecer que ainda estamos em uma pandemia, e com menos fluxo de pessoas no hospital, conseguimos aumentar a prevenção para a Covid-19”, explica Fabrício Ramos, coordenador Laboratorial do Hospital Regional Público da Transamazônica.

Como consultar o resultado?

Antes de iniciar o exame no hospital, o paciente já recebe uma guia impressa de protocolo com login e senha de acesso para as análises online. Na plataforma, localizada no site do HRPT (

), os documentos ficam disponíveis para visualização e download, sendo opcional ao paciente a impressão do resultado. As informações podem ser acessadas por desktop ou smartphone.

Luiz Carlos, de 52 anos, morador do município de Senador José Porfírio, a 159 km de distância de Altamira, aprovou a informação de que poderia acessar o resultado de seus exames pela internet. Para ele, o fato de não precisar retornar para pegar o resultado vai facilitar a vida e gerar economia.

“A viagem não é barata, então, é uma ótima oportunidade que vai beneficiar todos nós que precisamos dos resultados”, afirma o agricultor.

Entre os exames que possuem consultas online, estão: hemograma, colesterol, ureia, creatinina, glicose, dosagem de hormônios, sorologias para determinação de anticorpos, entre outros. Mesmo com a disponibilidade do serviço online, o Regional da Transamazônica continuará oferecendo o serviço presencial de retirada aos pacientes que não possuem acesso à internet.

O estudante de odontologia, Lucas Souza, aprovou a iniciativa. “Eu trabalho e estudo, então, fica complicado me deslocar até o hospital. A liberação do resultado pela internet vai beneficiar a todos nós que precisamos do serviço, principalmente os que vêm de tão distante”, comenta o acadêmico.

O Regional da Transamazônica é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde