Incubadoras e berços aquecidos são fundamentais na recuperação de bebês em Marabá

Equipamentos modernos aperfeiçoam o atendimento aos recém-nascidos no Hospital Regional Público

O Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), no município de Marabá, já modernizou os equipamentos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), o que contribuiu para a recuperação de 112 recém-nascidos internados em estado grave, no período de janeiro a agosto deste ano.

A tecnologia das seis incubadoras e os seis berços aquecidos, que simulam o conforto e a segurança do útero materno, ajudam os profissionais do HRSP na prestação de uma assistência em saúde mais humanizada e eficiente aos bebês.

Edileia Conceição Lima, do município de Bom Jesus do Tocantins, também na região Sudeste, acompanha há 17 dias o filho Alisson Lima Santos, que nasceu prematuro e está internado na UTI Neonatal. “A cada dia que passa, meu filho ganha peso e se recupera muito bem. Estou confiante que logo iremos para casa. Os equipamentos dão suporte adequado aos profissionais que atendem meu bebê. Agradeço ao trabalho de toda a equipe da UTI Neonatal”, disse a mãe de Alisson.

O diretor Hospitalar da Pró-Saúde, Valdemir Girato, explicou que as novas incubadoras permitem um monitoramento mais preciso do estado de saúde dos recém-nascidos, e os berços possuem itens que facilitam a manutenção da temperatura corporal dos prematuros. “Os novos equipamentos possuem balanças para controle de peso, aspiradores, ressuscitador infantil, sistema de infravermelho sobre o leito, dentre outros itens importantes, que ajudam na recuperação e no desenvolvimento dos bebês atendidos em nossa unidade”, ressaltou.

UTI Neonatal

O HRSP é uma unidade de saúde da rede pública estadual, que atende cerca de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios. O Hospital é referência no atendimento neonatal, com nove leitos de UTI, e se consolida como uma das mais bem equipadas do interior do Pará.

Quase 40 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, se revezam nas 24 horas na UTI Neonatal.

A unidade presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e dispõe de um quarto confortável para as mães que acompanham seus filhos durante o período de internação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde