Psicologia

Importância do psicólogo para pacientes e profissionais de saúde no ambiente hospitalar

No Dia do Psicólogo, Hospital Estadual de Urgência e Emergência destaca a atuação dos profissionais na assistência ao paciente e colaboradores.

Atuar como facilitador diante do processo de recuperação ou do luto pela perda de um familiar requer, em um primeiro momento, uma prática segura e acolhedora do profissional.

É com essa percepção e alusão ao Dia do Psicólogo, lembrado nesta quinta-feira (27), que o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Vitória, destaca a atuação do profissional no ambiente hospitalar.

O acesso da Psicologia Clínica do hospital aos pacientes acontece por meio das visitas multidisciplinares, realizadas diariamente, das quais também participam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas da instituição.

São nesses encontros que os profissionais compartilham experiências e percepções sobre o andamento do tratamento do paciente e, consequentemente, planejam ações que irão direcionar a programação terapêutica.

“O trabalho da Psicologia tem como objetivo oferecer suporte emocional, acolhendo o paciente, bem como sua família, em sofrimento psíquico, decorrente de suas patologias e internações. A proposta é promover adesão ao tratamento e, consequentemente, desencadear saúde mental aos envolvidos, como forma de potencializar as possibilidades de autocuidado e melhora”, disse Priscila Saiter Assis, psicóloga clínica do HEUE.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência regional em atendimento de traumas. Os pacientes atendidos na unidade, em muitos casos, são submetidos a cirurgias mais complexas, com um tempo mais prolongado de internação. “Esses pacientes costumam ficar mais fragilizados pelo período logo de internação e é justamente nessa hora que atuamos, para dar suporte psicológico para os pacientes e suas famílias”, explicou a profissional.

Priscila Saiter ainda ressaltou que a atuação do psicólogo hospitalar “promove mudanças, atividades curativas e de prevenção, diminui o sofrimento que a hospitalização e a doença causam às pessoas”. Nesse processo, o profissional também atua como facilitador diante de diversas situações que, num primeiro momento, podem ser difíceis para ele entender ou aceitar.

O serviço de Psicologia Clínica no HEUE conta com dois profissionais, e em média, realiza 200 atendimentos por mês. “O acompanhamento dos pacientes pode ser realizado à beira leito, nas Salas de Acolhimento, e também durante a passagem do boletim médico. O importante é acolher de maneira humanizada, respeitando às particularidades do paciente e da sua família”, afirmou Priscila Saiter.

O trabalho integra outros projetos do hospital, especialmente os ligados à humanização do atendimento, como o “Paciente aniversariante do dia” e “Reunião de Acolhimento”, além de atuar em diversas comissões internas como de Cuidados Paliativos e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

O trabalho no acolhimento ao profissional de saúde

Manter uma equipe alinhada aos processos e engajada na assistência humanizada é uma tarefa desafiadora dentro do ambiente hospitalar. Com essa visão, projetos são implantados pelo setor de Recursos Humanos, com a finalidade de desenvolver atividades que permitam a integração, valorização e uma aproximação do profissional com a gestão e os usuários.

“Durante o ano, desenvolvemos palestras, oficinas que possibilitem o autodesenvolvimento, saúde, bem-estar e relação interpessoal dos profissionais que atuam na instituição”, pontuou a coordenadora de Recursos Humanos e psicóloga do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Thiara Ferreira.

Segundo a coordenadora de RH, a saúde é uma das mais importantes áreas de atuação, no que diz respeito à vida, e por esse motivo, é importantíssima a busca constante de técnicas e atividades que possibilitem o acolhimento e uma assistência segura e de qualidade para os usuários.

Para tornar mais eficaz essa assistência, desde 2017 o RH do HEUE aplica os programas de desenvolvimento, Semear, Cultivar e Florescer. “O objetivo é desenvolver as lideranças, fortalecendo a maturidade no exercício da função, além de tornar mais efetiva a comunicação interna”, acrescentou.

Além de desenvolver atividades que aprimoram o desenvolvimento profissional, o RH conta com três psicólogas, que realizam recrutamento e seleção de pessoas e o acompanhamento dos colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde