III SIPAT do Hospital Galileu coloca em foco qualidade de vida e segurança do colaborador

Encerra nesta sexta-feira, 20/10, a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA). Durante a semana inteira, passaram pelo hospital, palestras sobre câncer de mama, prevenção de acidentes de trabalho, avaliações dentárias, aula de zumba, além de um dia inteiro dedicado a beleza e ao bem-estar dos colaboradores, com cortes de cabelo, massagem relaxante, limpeza de pele, e muito mais. A SIPAT deste ano foi focada no tema ‘Qualidade de vida é questão de saúde e segurança’.

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) do Hospital Galileu, o objetivo do evento foi de conscientizar o colaborador sobre a importância da prevenção, utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) e da atenção durante a realização das atividades. “A falta de atenção ainda é o principal motivo de acidentes de trabalho, é aquele colaborador que acaba burlando as rotinas e não cumprindo as normas de proteção”, explicou a supervisora de Enfermagem do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Monique Leão.

De acordo com a supervisora, o maior de número de acidentes de trabalho registrado no hospital ainda é da equipe de assistência, como enfermeiros e técnicos de Enfermagem, já que são aqueles que lidam, diariamente, com agulhas e objetos perfurocortantes. “Na palestra que realizamos durante a SIPAT, buscamos reforçar com esse público a importância de utilizar o equipamento de proteção e de ter atenção as normas”, disse.

A colaboradora Carla Luciana Queiroz da Silva, que atua como enfermeira há cerca de dois anos no Hospital Galileu, acredita que a SIPAT é fundamental para fazer o colaborador repensar sobre suas práticas e o que pode fazer para melhorar a realização de suas atividades. “É importante porque infelizmente ainda temos muitos casos de acidentes. É preciso ter atenção redobrada e também ter esse cuidado em relação ao outro, pois se eu não fizer o descarte correto dos resíduos, isso também pode impactar nos colaboradores da Higienização, por exemplo, que podem sofrer um acidente quando forem descartar o lixo”, ressaltou a enfermeira.

A programação diversificada do evento também chamou a atenção da enfermeira. “É uma programação que consegue incluir todos os colaboradores, melhora a nossa autoestima, e isso reflete no nosso trabalho”, afirmou.

Além de todos os colaboradores, a programação buscou incluir também usuários do hospital, que puderam usufruir de momentos como o Dia de Beleza, avaliações dentárias, aula de zumba, entre outros. “São ações que impactam positivamente na qualidade de vida deles, e por isso eles não poderiam ser deixados de fora. Percebemos que essa participação dos usuários foi muito importante”, avaliou a secretária da CIPA, Hiana Macêdo.

Mostre o Seu Talento

Como parte da programação da III SIPAT foi realizado também o ‘Mostre Seu Talento’. Um momento dedicado a estimular a criatividade dos colaboradores e fazê-los pensar sobre o tema do evento, apresentando uma peça teatro, música, poema, dança, que evidenciassem o tema deste ano.

O primeiro lugar do ‘Mostre Seu Talento” foi para a equipe de Manutenção, liderada pela gerente de Apoio, Giovana Grossa, que por meio de uma peça teatral e música autoral, falaram sobre a importância do uso dos EPI’s. O prêmio conquistado pela equipe foi uma bicicleta novinha.

A unidade

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É uma unidade de baixa e média complexidades, sendo retaguarda no atendimento em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia.

Sua prestação de serviço é baseada na humanização do tratamento com aplicação do processo de desospitalização, no qual os acompanhantes e familiares são preparados para continuar a cuidar dos pacientes em casa, após a alta hospitalar.

A taxa de resolutividade da unidade é de mais de 98%.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde