IEC implanta a Sistematização da Assistência de Enfermagem digital

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), implantou este mês a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no formato digital. O sistema serve para direcionar o raciocínio lógico do enfermeiro no tratamento ao paciente. O procedimento é obrigatório em ambientes públicos ou privados de assistência, e regulamentado pela Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O IEC é o primeiro hospital da rede a tre esse sistema em um ambiente totalmente digital.

Com a implantação do SAE, que transferiu, literalmente, do papel para o computador, todo o passo a passo do tratamento dispensado aos pacientes, desde a sua entrada na unidade até o momento de sua alta, os procedimentos se tornaram mais eficazes e com menor chance de erro.

“Nós registramos toda a evolução no quadro do paciente e também a conduta do profissional de enfermagem, o que nos dá uma imensa margem de segurança, tanto para um quanto para o outro”, informou a diretora Assistencial do IEC, Ana Cristina Teixeira Guimarães.

O processo de registro é feito em cinco etapas: coleta de dados; diagnóstico de enfermagem; planejamento; implementação; e avaliação de enfermagem. No IEC, o processo é iniciado com o histórico que auxilia a identificar os diagnósticos, levando em consideração as áreas de atuação do hospital, como Neurocirurgia, Neurointensivismo e Epilepsia.

Por sua complexidade, já que teve que ser desenvolvida individualmente para cada setor da unidade de saúde comportando todos os serviços oferecidos, a sistematização do IEC demorou quatro meses para ser totalmente implantada. No Estado do Rio de Janeiro, todas as unidades sob a gestão da Pró-Saúde possuem a SAE em funcionamento, em sistemas de planilhas ou documentos impressos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde