HURSO conquista acreditação ONA 1

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) homologou nesta terça feira, dia 11/11, o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), de Santa Helena de Goiás (GO) como acreditado ONA 1. A notícia era aguardada desde o mês passado, quando ocorreu a visita de avaliação, focada na segurança e gerenciamento de riscos, que comprova qualidade nos processos de prestação de serviços, sob critérios e requisitos pré-definidos pelo Manual ONA.

Entre os dias 13 e 16 de outubro, uma equipe representando a ONA, através da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, realizou a avaliação do Hospital e seus processos. Tudo foi acompanhado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), departamento responsável pelo gerenciamento desse processo, por meio de trabalho integrado de todas as equipes. Thaísa Afonso, gerente do Núcleo, lembra que os dias foram de muita tensão, mas ao mesmo tempo uma certeza de trabalho realizado. “Nossa equipe é bastante unida e isso se confirmou através do resultado, pois trabalhamos juntos para alcança-lo”, comemorou.

Qualidade nos procedimentos e segurança dos usuários são as premissas básicas e metas principais do Hospital de Urgência da Região Sudoeste, inaugurado em julho de 2011, e da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora da unidade. Uma das etapas essenciais para a obtenção da certificação nacional de acreditação, que confere à unidade o título de hospital com qualidade e segurança, é o Diagnóstico Organizacional, que foi realizado no HURSO, de 25 a 28 de novembro do ano passado.

Trajetória

Ao longo deste quase um ano, o HURSO vêm construindo uma estrutura interna de excelência para atender corretamente seus pacientes. O resultado disto é a certificação recebida pela ONA. De acordo com Reginaldo Biffe, diretor Geral do HURSO, os resultados esperados das duas visitas foram fruto de um bom trabalho de todos. “Nestas visitas tivemos resultados positivos, confirmando que a unidade está no caminho certo para alcançar as acreditações. A equipe está de parabéns pelos resultados”, destaca. Ele destaca também que o Hospital já começa agora a se preparar para conquistar o próximo nível, o de Acreditado Pleno.

A próxima etapa é a adequação das áreas e processos para convidar a IAC (Instituição Acreditadora) para uma nova visita, desta vez de certificação Nível II. “Vamos sim comemorar este certificado, mas após o recebimento do relatório da visita avaliativa, em comum acordo com os líderes, planejaremos a data para receber a próxima visita”, conclui Thaísa.

De acordo com dados da própria ONA, de cinco mil instituições de Saúde cadastradas no Brasil, apenas 1% de todas, como hospitais, laboratórios e bancos de sangue, receberam esse mesmo crédito.

Acreditação

O princípio da acreditação é eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial. Entre as principais vantagens da acreditação estão:

– a segurança para os pacientes e profissionais;

– qualidade da assistência;

– construção de equipe e melhoria contínua;

– útil instrumento de gerenciamento;

– critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira;

– e o caminho para a melhoria contínua.

Entre os resultados esperados com a metodologia de gestão voltada à qualidade, está a conquista da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação conferida publicamente à Instituição de Saúde que comprova qualidade nos processos de prestação de serviços, avaliada sob critérios e requisitos pré definidos pelo Manual ONA. A ONA tem avaliações definidas em três diferentes níveis de complexidade. No Nível I são observados a segurança e o cumprimento das legislações. No Nível II, a atenção maior é em relação aos processos e suas interações e ao acompanhamento e capacitação constantes dos colaboradores. Já o Nível III baseia-se em gestão de resultados com ciclos de melhorias contínuas.

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