Humanização: colaboradores do Hospital Metropolitano trocam mensagens pelo Dia do Amigo

A rotina de um hospital de grande porte, que atende urgência e emergência em traumas e queimados, é sempre dinâmica. E o desafio do Programa de Humanização no ambiente hospitalar, além de tratar do cuidado e atenção com o usuário, também requer um processo de valorização do trabalhador. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), há mais de mil profissionais empenhados em prestar uma assistência segura. E para valorizá-los, o setor de Humanização organizou uma programação para lembrar o Dia do Amigo, comemorado no último dia 20 de julho.

Os colaboradores puderam trocar mensagens por meio de um cartão especial. A atividade foi realizada pelo quarto ano consecutivo e foi projetada de forma a reforçar a ideia da amizade dentro de um ambiente do trabalho. “Afinal de contas, passamos de seis a oito horas juntos. É humanamente impossível não criar laços de amizade entre as pessoas”, avaliou a coordenadora de humanização do Hospital Metropolitano, Roberta Cardins. O projeto visou englobar o maior número possível de colaboradores, tendo a ideia de incentivar o envio de mensagens até por pessoas tímidas. “Fizemos a atividade com o nome Semana da Amizade, pois tivemos dois momentos: quando colocamos um correio próximo dos pontos eletrônicos, deixando o cartão. E depois, na entrega dos cartões. O retorno foi positivo, nenhum setor ficou sem receber um cartão. E reforçamos os laços de amizade”, analisou Roberta Cardins. Mais de 500 cartões foram distribuídos.

O auxiliar administrativo José Pedro, da Assessoria da Diretoria, recebeu cinco cartões. Para ele, a iniciativa foi satisfatória. “Considerei a lembrança muito legal, porque teve o poder de fortalecer laços de amizade. Nós passamos boa parte do dia convivendo um com o outro, e ter a certeza de que temos amigos, no ambiente de trabalho, nos traz uma sensação de felicidade”, ressaltou Pedro.

Público e gratuito, o Hospital Metropolitano pertence ao Governo do Pará sendo gerido pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde