HRSP implanta Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos

Dando continuidade à implantação dos Protocolos de Segurança do Paciente, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) realizou, no último dia 18, a implantação do 4º Protocolo de Segurança do Paciente. Trata-se da Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos.

Os Protocolos de Segurança são sistêmicos, de modo que todos os colaboradores da instituição, seja da assistência ou não, participam do processo, principalmente diretores, gerentes, coordenadores, supervisores e equipe operacional administrativa.

O farmacêutico Murilo Luz fez a apresentação do protocolo. Ele destacou a importância dos procedimentos que garantem a segurança do paciente, evitando-se, por exemplo, a administração errada de medicação, o que pode pôr em risco a vida do paciente. A auditora interna do HRSP, enfermeira Flávia Maura, fez uma dinâmica com os colaboradores utilizando prescrição médica, medicamentos e dietas para testar os técnicos e enfermeiros quanto aos cuidados necessários com os medicamentos. Segundo ela, todas essas iniciativas têm objetivo de melhorar o atendimento ao paciente com foco primordial na segurança.

Por sua vez, o diretor financeiro do HRSP, Rodrigo Fauth, também destacou a necessidade de aprimorar cada vez mais os critérios na administração dos medicamentos, para manter o nível de satisfação do usuário. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde