HRBA realiza workshop sobre Assistência de Urgência e Emergência

Na próxima terça-feira, 25, acontece a abertura do V Workshop do HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), que aborda a temática da Assistência de Urgência e Emergência em Santarém, a partir da implantação do Time de Resposta Rápida, projeto inovador com um ano de atuação na unidade.

 

O evento é destinado a profissionais da Saúde com vagas para colaboradores do Hospital Regional, Hospitais de Santarém e acadêmicos da área da Saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, enfermeiros, residentes médicos e multiprofissionais), inscritos na Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRBA.

O Workshop segue até a quinta-feira, 27, e terá palestra de profissionais da saúde de Santarém, Belém e São Paulo que falarão sobre resgate aéreo na Amazônia, em Santarém e também sobre acidente de trânsito, acolhimento e classificação de risco, parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória e suporte ventilatório, além da implantação do Time de Resposta Rápida no HRBA.

Segundo a coordenadora do evento, enfermeira Vanja Kzan Neves, o evento busca a capacitação e reciclagem de profissionais e futuros profissionais, que atuam nos hospitais de Santarém. “Nós tentamos viabilizar uma parceria com as instituições de ensino de Santarém, com funcionários de hospitais da nossa região além dos próprios colaboradores do HRBA e o Time de Resposta Rápida e vamos falar sobre o resgate na Amazônia, sobre o atendimento pré-hospitalar em grandes metrópoles. Estaremos ligando a nossa realidade com as emergências atendidas no país”, informou a coordenadora do evento.

O Time de Resposta Rápida (TRR) foi implantado no HRBA em 2013 e atende a pacientes com sintomas de possíveis paradas cardiorrespiratórias de setores não críticos (Clínicas, recepções, área de imagem e diagnóstico, laboratório e áreas de apoio e administrativas do HRBA). “Estamos em comemoração da implantação do nosso Time de Resposta Rápida que é um serviço de extrema qualidade. Temos todo um cronograma de treinamento, em fevereiro realizamos treinamento com o pessoal do TRR e, em março com os colaboradores de demais setores”, finalizou.

 

Confira a programação:

 

Terça-feira, 25 de março.

 

 

 

8 às 9h- credenciamento

 

 

9h – Solenidade de abertura

9h50 – Resgate em Silva na Realidade Amazônica (Dr. José Guataçara Gabriel – Coordenador do SAMU de Belém)

Intervalo 10h40min – Coffe break

11h – Palestra Resgate Aéreo em Santarém (Drª Ilmara Mudy – Coordenadora SAMU Santarém)

12h – Intervalo para Almoço

14h – Acidentes de Trânsito (Dr. José Guataçara Gabriel – Coordenador do SAMU de Belém)

Mini-curso no período da tarde

15h – Acolhimento e Classificação de Risco (Enfermeiros Débora e Elzo)

16h – Intervalo16h – Coffe break

17h30– Encerramento do dia

 

Quarta-feira, 26 de março, (Mini-curso no período da manhã e tarde)

 

9h – Parada cardiorrespiratória TTR (Enfª Sandra Miziara – SAMU de São Paulo)

10h30 – Coffe break

14h – Insuficiência Respiratória e Suporte Ventilatório (Drª Kalysta Resende e Fisioterapeuta Leonardy)

16h30 – Coffe break

17h30 – Encerramento do dia

 

Quinta-feira, 27 de março (palestras)

9h – Implantação do Time de Resposta Rápida no Oeste do Pará, cuidados e desafios (Enfª Vanja Kzan Neves – Coordenadora do TRR do HRBA)

9h50 – Papel da equipe multiprofissional no TRR (Enfª Poliana Pezente – TRR do HRBA)

10h40- Coffe break

12h – Encerramento do evento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde