HRBA realiza curso de atualização e formação de brigadistas

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizou treinamento da brigada de incêndio durante as duas últimas semanas. O curso de 40 horas é realizado anualmente e conta com aulas teóricas e práticas. Atualmente, o hospital conta com 89 colaboradores brigadistas, a meta é que esse número passe dos 120.

A Brigada de Incêndio é composta por colaboradores que se voluntariam para atuar na prevenção e combate a incêndio e na prestação de socorro. Os integrantes são treinados para serem capazes de identificar e agir em situações de perigo, as instruções são repassadas por bombeiros civis.

“Há obrigatoriedade das instituições terem equipes de brigadistas para que possam atuar em ocorrência de sinistros. De acordo com o quantitativo de colaboradores do hospital, temos que ter 122 brigadistas”, explicou a coordenadora do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Auricléia Castro. Em dezembro será a formatura de uma nova turma.

O colaborador José Ronildo Silva, de 30 anos, está no Hospital Regional há seis anos. Destes, três como brigadista. “Eu faço parte porque decidi contribuir de alguma forma com o hospital. Em uma situação de emergência, vou poder dar a minha contribuição especializada”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde