HRBA promove workshop sobre úlceras vasculares

Com o tema “Úlceras Vasculares: Manejo Clínico na Prevenção e Tratamento”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizou o  19º  Workshop de Saúde,  durante os dias 22 e 23 de outubro. O evento foi uma iniciativa do “Grupo de Pele” do hospital e teve o objetivo de qualificar colaboradores e futuros profissionais do setor. A programação contou com cinco palestras.

Segundo a coordenadora do grupo, enfermeira Aline Aguiar, a abordagem desse tema partiu da “necessidade de  ampliarmos o conhecimento técnico da equipe multiprofissional,  para melhorar o  diagnóstico  e, sobretudo, para que se identifiquem as características da úlcera venosa, que são diferentes da úlcera arterial”.

Valdecir Mendes, acadêmico de enfermagem, disse que as palestram foram uma oportunidade  “para ampliar ainda mais o nosso conhecimento e contribuir para a nossa formação.”

O cirurgião vascular Adelson Pedrosa palestrou sobre a “Fisiopatologia das Úlceras Vasculares”. Ele diz que o tema é importante também para que os pacientes façam a prevenção. “Um por cento da população adulta tem sinal da doença venosa crônica e 30 por cento das pessoas que estão de benefício previdenciário sofrem de ferimentos causados pela doença”, afirma.

O evento iniciou na manhã de quinta-feira (22), no Auditório do HRBA, e prosseguiu até a tarde de sexta-feira (23).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde