HRBA participa do “Março Lilás” com serviços de prevenção ao câncer do colo do útero

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, participou da campanha “Março Lilás por todo o Pará – Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero”, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). No Pará, de 2009 a 2016, foram registrados 2.537 casos de câncer do colo do útero, seguido do câncer de mama, com 2.206 casos.

Durante o “Março Lilás”, mulheres, principalmente entre 25 e 64 anos de idade, receberam orientações sobre a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e sobre a vacina contra o HPV.

Em Santarém, o HRBA realizou mais de 600 atendimentos de fisioterapia, nutrição, oftalmologia, urologia e endocrinologia, além de ofertados exames laboratoriais e diagnósticos, como mamografia, radiografia e eletrocardiograma. “Diversos órgãos do Estado foram envolvidos na programação, que teve como objetivo levar qualidade de assistência diretamente à população. Inclusive ofertamos diversos serviços especializados, de alta complexidade”, explica o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Ao longo do mês, foram realizadas várias ações com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. O HRBA realizou uma grande ação, integrando o Programa ParáPaz, no dia 21 de março, na Escola Madre Imaculada.

Mais de 30% dos casos atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas são de câncer. Em 2018, a Unidade realizou 21.335 consultas oncológicas (quimioterapia e radioterapia), 12.183 sessões de quimioterapia e 28.414 sessões de radioterapia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde gerenciada, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde