HRBA é primeiro hospital público na Região Norte a ser recomendado para ONA 3

Após uma semana de visitas e avaliações em todos os setores, pela Fundação Vanzollini, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) “Dr. Waldemar Penna”, do Pará, foi contemplado com o resultado parcial de recomendação para a Acreditação Nível III com Excelência em Gestão, concedido pela Organização Nacional da Acreditação (ONA). Trata-se da oportunidade do estabelecimento ser o primeiro hospital público de toda a Região Norte do País a obter a acreditação máxima concedida pela ONA.

“Isso é resultado de tudo que o hospital tem feito para conseguir o máximo de níveis da acreditação. Depois dessa conquista, agora é só manter, afinal, chegamos ao nível máximo das acreditações. O próximo passo é buscar a acreditação internacional, feita por uma instituição canadense, completa”, afirma a assessora de qualidade do HRBA, Veruska Ramalheiro. 

A oportunidade de conquista marca a contínua busca do HRBA pela melhoria do sistema de gestão para otimizar o atendimento à população. Com 100% do atendimento pelo SUS, o hospital é administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A Certificação nível III da ONA avalia critérios como qualidade, segurança e humanização no processo assistencial, o que significa que o hospital contemplado  tem excelentes resultados e que está em constante melhoria de seus processos.

No Brasil, em um universo de 8 mil hospitais aproximadamente 100 possuem o título de Acreditação ONA III e na região Norte apenas o estado do Pará possui hospitais Acreditados, na rede pública o HRBA será o primeiro hospital a conquistar este certificado de Excelência em Gestão.

“Só hospitais alinhados as melhores praticas obtêm esta certificação, isso significa para a nossa população que o Hospital Regional preza pela melhor assistência na qualidade em Saúde ofertada pela medicina mundial. Isso é um motivo de muito orgulho para todos nós”, enfatizou o diretor geral do HRBA Hebert Moreschi.

A homologação do certificado de Hospital Acreditado Nível III deverá ser emitido pela Organização Nacional da Acreditação (ONA) em um prazo de até 30 dias. Entre as certificações existem três níveis: O Nível I, que é a Acreditação baseada na segurança assistencial do usuário. O Nível II, que é a Acreditação Plena, baseada na interação dos diversos processos e das áreas e o Nível III, que é a Acreditação com Excelência, em que a qualidade e segurança estão perpetuadas dentro do processo de Gestão.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde