HRBA comemora Dia Mundial de Higienização das Mãos

Dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, a data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também no mês de maio é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, em Santarém (PA), através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizou a IX Campanha Mundial de Higienização das Mãos, com o tema 'Salve Vidas: Higienize suas Mãos'.

O objetivo do evento foi proporcionar maior adesão dos profissionais de saúde do HRBA quanto à prática correta da higienização das mãos e das medidas de prevenção e controle das infecções hospitalares. No auditório foi feito o lançamento do CD de Paródias da CCIH, apresentação lúdica das “Bactérias Super Poderosas”, premiação do setor com maior adesão âs práticas de higienização das mãos e exibição do vídeo produzido pelos profissionais do hospital com o tema da campanha 2015.

Em atividades prática, os colaboradores foram visitar todos os setores no intuito de sensibilizar os profissionais quanto à correta higienização das mãos, através de distribuição de folders, dinâmicas interativas como a caixa com luz negra e técnica da tinta guache, e a apresentação das Bactérias Super Poderosas. Também fazendo parte da programação, foi realizada uma blitz educativa com distribuição de álcool gel para colaboradores e acompanhantes.

A programação se estendeu até o dia 09, com palestras ministradas pela enfermeira Aline Glaiser, da divisão municipal, e também pela enfermeira Sheila Oliveira, supervisora da CCIH. “Todos os anos os resultados da campanha são positivos, mas este ano foi especial. Tivemos ótima a adesão dos profissionais com grande envolvimento e dedicação, isso vai trazer resultados positivos nos indicadores, e principalmente no benefício direto aos usuários do HRBA”, concluiu  Sheila.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde