Hospital Yutaka Takeda usa a ludoterapia para crianças internadas

No Hospital Yutaka Takeda (HYT), situado na Serra dos Carajás, no município de Parauapebas, sudeste do Pará, a Comissão de Humanização implantou o projeto de ludoterapia (tratamento que se vale de jogos e divertimentos) para crianças internadas. A iniciativa busca reduzir o estresse e a ansiedade gerados pelo ambiente hospitalar, melhorando o quadro clínico do paciente. 

Chamado carinhosamente pela equipe multiprofissional de Momento Divertix, o projeto permite que o brincar no hospital surge como um poderoso recurso para resgatar a sociabilidade e a fantasia perdida durante este processo, “Após realizamos nossas visitas diárias aos pacientes internados, identificamos a quantidade de crianças que iremos abordar com a ludoterapia. Então, montamos o kit de pintura e retornamos ao leito delas com a missão de minimizar o impacto que a rotina hospitalar causa, e com isso elas acabam tendo uma melhor aceitação do seu tratamento.” explica a psicóloga Andreza Oliveira.

A ação é realizada pela equipe multiprofissional. As psicólogas Milena Falcão e Andreza Oliveira juntamente com a assistente social Socorro Rezende, desenvolvem o projeto, possibilitando assim deixar o ambiente hospitalar menos traumático e tem sido aprovado pelos pacientes e acompanhantes. “Antes da psicóloga chegar ele estava inquieto por não ter com o que brincar, mas agora com a pintura já ficou mais contente” , comenta  Marilia Sarges Matos, mãe do paciente A.L.S.R de quatro anos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde