Hospital Yutaka Takeda reforça metas de segurança e promove a gestão de riscos entre os profissionais de saúde

Profissionais das áreas assistenciais do Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), relembraram as principais medidas de segurança que estão contidas nos protocolos da unidade, além de rever os processos de atendimento.

Os protocolos do HYT são baseados nas metas internacionais de segurança do paciente, e tem como objetivo garantir uma assistência segura aos usuários da unidade. Identificação correta do paciente, higienização das mãos, cirurgia segura, parto seguro, comunicação segura, administração correta de medicação e prevenção de risco de queda e lesão de pele.

Segundo a enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, Annallena Costa, o treinamento teve como objetivo fortalecer ainda mais a cultura de segurança do paciente, em tempos de mudança de cenário devido à Covid-19.

“Com a pandemia, o perfil dos nossos pacientes que é cirúrgico irá mudar, serão pacientes que precisarão de leitos semi-críticos, com isso alguns riscos de processos assistências mudaram também, sendo essa ação de treinar os antigos e novos colaboradores muito importante para alinhar o atendimento da assistência”, disse Annallena.

Nesse sentido, foram mapeados os novos procedimentos para reforçar a segurança do paciente e envolvem a extubação acidental, perda de cateteres, ulcera por pressão e bronco aspiração.

Durante a capacitação, a dinâmica contribuiu para avaliar os riscos, prever situações de urgência e garantir aos colaboradores o reforço nas informações necessárias para a assistência.

Para técnica de enfermagem Marleide Ferreira, o treinamento foi proveitoso. “Precisamos sempre renovar o conhecimento voltado para um atendimento seguro”, declarou.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. A unidade possui importantes certificações como, por exemplo, a de Hospital Acreditado com Excelência – ONA 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

A unidade possui estrutura para atender casos de baixa e média de complexidade, e conta atualmente com 37 leitos divididos em enfermarias, apartamentos individuais, isolamento, assistência semi-intensiva e neonatal, além de três salas no Centro Cirúrgico, pronto-socorro 24h e um serviço de consultas com 20 diferentes especialidades médicas. O HYT oferta ainda exames laboratoriais e de imagem, além de serviço de imunização, que dispõe de vacinas para crianças, adultos, idosos e viajantes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde