Hospital Yutaka Takeda realiza mais de 261 mil atendimentos em 2016

Satisfeita com o acompanhamento do seu pré-natal no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás  (PA), a técnica em Segurança do Trabalho, Maria Mendes Silveira, conta  que gosta de ser atendida na unidade porque considera os serviços e o ambiente diferenciados. “Realizo meus atendimentos no hospital há três anos e sempre fui bem atendida. Por isso optei por fazer meu pré-natal aqui, porque já conheço a qualidade dos serviços”, disse Maria.

Com a assistência à saúde baseada na melhoria contínua dos seus serviços e visando sempre a segurança do paciente, em 2016, o Hospital Yutaka Takeda realizou 51.210 consultas ambulatoriais, 184.007 exames, 23.402 atendimentos de emergência e 2.445 cirurgias, totalizando 261.064 atendimentos. Nesse período, o índice de satisfação do usuário foi de 96,5%.

Qualidade e segurança

Tendo como diferencial um Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) atuante e uma equipe multiprofissional composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e farmacêutico, o HYT possui sete protocolos de Segurança do Paciente. São eles: Identificação do Paciente, Comunicação Segura, Segurança nos Medicamentos, Cirurgia Segura/ Parto Seguro, Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas e Prevenção de Lesão de Pele, além de protocolos clínicos e assistenciais que ajudam a promover a segurança do paciente e contribuem para a recuperação mais rápida dos mesmos.

Para a dona de casa Jakeline Sena Gomes, mãe do pequeno D.G.N, de três anos, esse cuidado e segurança são extremamente importantes para a recuperação do seu filho, que está internado há três dias no hospital. “Aqui nos sentimos acolhidos, somos tratados muito bem e com toda segurança por todos os profissionais. Eles trazem pinturas e passatempos para o meu filho se distrair e recuperar mais rápido. Acho essas ações muito boas. Devido estarmos internados e sem muita coisa para fazer, nos sentimos até melhor”, relata Jakeline.

Só em 2016, 5.859 pacientes com permanência acima de 48 horas receberam a visita dos profissionais da equipe multiprofissional da unidade.

Programas e projetos

A unidade oferta gratuitamente o programa de qualidade de vida “Carajás com Saúde”, cujo objetivo é estimular a comunidade de Carajás a ter uma vida mais saudável, a partir da atividade física monitorada por um educador físico.  As aulas do programa acontecem ao ar livre, na praça da Rua Jarí, nos seguintes horários: segunda, quarta e quinta-feira, das 18h às 20h, e terça e sexta-feira, de 8h às 9h.

O HYT ainda possui o curso “Laços de Ternura”, realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Psicologia, Ginecologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Pediatria e Serviço Social. Por meio de um ciclo de palestras, eles orientam as gestantes, que fazem pré-natal na unidade, sobre a chegada do bebê. O curso tem a periodicidade trimestral e é gratuito.  

Ao longo do ano, a instituição também realiza ações educativas em saúde voltadas para a comunidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde