Hospital Yutaka Takeda realiza mais de 1,5 de atendimentos com reconhecimento nacional de qualidade

Inaugurado no dia 16 de março de 1986, o Hospital Yutaka Takeda completou 34 anos de assistência na região do sudeste do Pará. Ao longo desse período, a unidade já realizou mais 1,5 milhão de atendimentos entre cirurgias, atendimentos ambulatoriais, atendimentos de urgência e emergência, além de exames e internações.

Desde 1997, o hospital é gerenciado Pró-Saúde, uma das maiores instituições na área de gestão hospitalar do país e que possui mais de 50 anos de experiência.

Certificações e reconhecimentos

O Yutaka Takeda, que foi construído pela Vale, possui importantes certificações de reconhecimento nacional, entre eles o de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada de unidades de saúde. Além disso, foi o primeiro hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade na assistência da instituição.

A unidade também ganhou o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Humanização no atendimento

Para a fisioterapeuta Leticia Carvalho, que acompanha a filha de dois anos e três meses internada no hospital, para tratar de um Rotavírus, a sua experiência no hospital tem sido bastante positiva. “Eu estou gostando muito do atendimento, até porque priorizo a humanização no ambiente hospitalar e aqui as minhas expectativas em relação a minha filha estão sendo todas atendidas e sempre que preciso acionar algum profissional, ele vem com um sorriso no rosto”, disse.

O depoimento representa a preocupação do hospital com a assistência humanizada, que conta com uma Comissão de Humanização que trabalha em projetos e ações ao longo do ano que possam contemplar profissionais, pacientes e acompanhantes.

Uma das ações é o projeto “Amigo do Peito”, que incentiva a amamentação exclusiva. O “Momento Divertix” torna o período de internação das crianças menos estressante por meio da ludoterapia (tratamento que se vale de jogos e divertimentos). O “Momento de Fé” proporciona quinzenalmente o acolhimento por meio de celebrações religiosas e visitas de líderes religiosos aos pacientes internados. O “Passatempo do HYT” busca entreter os usuários com caças palavras, jogos dos setes erros, sudoku e palavras cruzadas enquanto aguardam atendimento, entre outros.

Para o administrador Francisco Ferreira, que atua na diretoria do Yutaka Takeda, desde a fundação da unidade o objetivo é desempenhar um papel estratégico para a Vale e para toda população assistida na região. Ter uma estrutura para cuidar da saúde de seus colaboradores e familiares ajuda à companhia na busca e retenção de talentos para trabalhar em projetos de grande importância nacional como as minas de Carajás. Para a população de Parauapebas, e demais cidades do entorno, a assistência segura e qualificada prestada pelo Yutaka Takeda é a certeza que todos receberão o melhor tratamento possível e humano. “Todos nós colaboradores trabalhamos firme e buscando sempre dar o melhor no quesito saúde hospitalar. Amamos o que fazemos. Amamos nosso hospital. Parabéns a todos que fazem do Yutaka Takeda um dos melhores hospitais do Pará”, declarou Francisco.

Programação

Para celebrar a data de inauguração da unidade uma missa, em ação de graças, será realizada na área externa do hospital nesta terça-feira (17), às 15h.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde