Hospital Yutaka Takeda realiza campanha de segurança do paciente

Anualmente, as boas práticas que garantem a segurança do paciente são discutidas no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), por meio de palestras, oficinas e treinamentos. Nesta semana, a unidade promoveu mais uma campanha de segurança do paciente, com uma programação diferenciada sobre a importância do tema, para reforço entre os colaboradores. A programação começou na segunda-feira, 26/6 e se estendeu até esta sexta, 30/6. 

A iniciativa está acontecendo por meio de uma blitz que afere o conhecimento dos setes protocolos de segurança implantados no hospital, que são: Identificação do Paciente; Comunicação Segura; Segurança nos Medicamentos; Cirurgia Segura / Parto Seguro; Higienização das Mãos; Prevenção de Queda e Prevenção de Lesão de Pele.

A programação já acontece na unidade há três anos. Agora, em 2017, a ação buscou favorecer o aprendizado através de um jogo de tabuleiro. Basta responder cinco perguntas corretas sobre cada protocolo. Cada participante joga um dado. O protocolo que cair para cima será o sorteado para que profissional responda. “A campanha tem como principal objetivo a discussão sobre o que é certo e o que é errado no hospital. Tem sido um sucesso. É gratificante observar a vontade dos colaboradores em discutir e participar”, avaliou Joice Maliuk, analista da Qualidade do HYT.

Qualidade e segurança

Para a nutricionista Gleiciane Gomes, o momento de aprendizado proporcionado pela blitz gera a melhoria continua dos processos na instituição, justamente porque reforça importância de se cumprir o que está padronizado nos protocolos. “Essa ação é muito importante para os colaboradores, para que se mantenha a qualidade na segurança do cuidado com os pacientes”, comentou.

Satisfeita com as orientações recebidas, a auxiliar administrativa Francisca Silva considerou a campanha de grande valia. “Adorei a dinâmica usada para relembramos os protocolos do hospital. Nem sempre temos tempo de revisar todos, porque aqui no setor utilizamos mais o de identificação”, disse Francisca.

O Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HYT mantém uma equipe multiprofissional, composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e farmacêutico. A implantação dos sete protocolos de segurança do paciente e dos protocolos clínicos e assistenciais no hospital vem ajudando a promover a segurança de pacientes e contribui para a recuperação mais rápida dos mesmos.

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