Hospital Yutaka Takeda realiza ação no Dia Nacional de Segurança do Paciente

Em alusão ao Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado nesta quarta-feira (1), o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas, realizou uma ação especial para reforçar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Em encontro realizado na área externa da unidade, seguindo a orientação de evitar aglomerações, foi realizada uma sessão de Diálogo de Segurança e Saúde sobre o tema, oportunizando capacitação e troca de experiências entre os colaboradores.

Além disso, em uma atividade especial, cada colaborador segurou firmemente em suas mãos um balão, para demonstrar que a segurança do paciente esta nas mãos de cada profissional que atua em uma unidade hospitalar.

No HYT, as metas são aplicadas por meio de diferentes protocolos: Identificação correta do paciente; Comunicação segura entre os profissionais de saúde; Segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos; Cirurgia Segura e Parto Seguro; Higienização das Mãos e Risco de queda e úlceras por pressão.

Segundo a enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, Annallena Costa, a ação teve como objetivo marcar a data e reforçar a importância das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. “O cumprimento de protocolos reflete diretamente na melhoria da qualidade do cuidado prestado aos nossos pacientes”, frisou a profissional.

Para Adriana Silva, técnica de Enfermagem do HYT, esse tipo de ação é importante, pois mantém o foco da equipe na qualidade e segurança dos atendimentos. “Devemos sempre manter a nossa segurança, cumprindo os protocolos da instituição, para que possamos passar também para os nossos pacientes”, disse Adriana.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (_Global Green and Healthy Hospitals – GGHH_).