Hospital Yutaka Takeda promove homenagens aos profissionais de Enfermagem

Com a missão de levar todos os dias conforto, esperança e cuidado em tempos de pandemia, os profissionais de enfermagem estão ganhando homenagens do Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas (PA). Neste mês, no dia 12 e 20, é celebrado o Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem, respectivamente.

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), os profissionais receberam palavras de amor e carinho de seus familiares, realizado no auditório do Yutaka Takeda. Durante a programação especial, a equipe também ganhou aplausos dos colegas de trabalho que atuam em outras áreas da unidade.

Ao ver a sua mãe expressando tanto carinho através de um vídeo surpresa, a enfermeira, Renata Lima, não conseguiu conter a emoção e as lágrimas. “Essa ação foi muito importante para nós, mesmo sabendo da nossa importância na luta contra essa pandemia, essas palavras das pessoas que amamos nos encorajam a seguir em frente”, disse Renata.

A iniciativa faz parte da campanha “Vocês Estão Fazendo História”, da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, que estendeu para todo o mês as homenagens. A valorização dos profissionais de Enfermagem é o destaque da campanha, que busca estimular ainda mais o respeito e gratidão aos profissionais neste momento de pandemia.

As ações previstas na campanha também buscam contribuir para a redução dos casos de violência contra esses profissionais. De acordo com os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2015, 26,3% já sofreram violência verbal e 15,6% violência física.

Para a gerente assistencial, Fernanda Andreotti, a iniciativa buscou valorizar a equipe de enfermagem da unidade pelo empenho em um momento de trabalho intenso. “A nossa intenção enquanto instituição é mostrar a importância que esses profissionais desempenham perante a sociedade, abrindo mão muitas vezes do convívio familiar para cuidar do próximo. Por isso eles têm o nosso respeito e admiração”, declarou.

“Parabenizo a cada profissional de enfermagem pelo precioso trabalho, atividade de extrema importância para o ambiente hospitalar. Com a pandemia, estes profissionais estão sendo valorizados como heróis, mas este heroísmo sempre existiu, são verdadeiros anjos cuidadores”, ressaltou o diretor hospitalar do HYT Marcos Silveira.

Certificação do Cofen

O Hospital Yutaka Takeda foi o primeiro hospital do Brasil a ser certificado pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados em cumprimento à Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil.

A certificação de qualidade do Cofen busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de enfermagem e não apenas das instituições.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde