Hospital Yutaka Takeda promove ação educativa no Dia Mundial de Combate à AIDS

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à AIDS, comemorado neste mês de dezembro, O Hospital Yutaka Takeda (HYT), situado na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA) promoveu para os colaboradores um Diálogo de Saúde e Segurança (DSS) especial abordando o tema, nos dias 1 e 2/12.

O DSS foi escolhido para disseminar a ação, devido o mesmo ser uma ferramenta aplicada semanalmente em todos os setores da unidade, geralmente em um tempo de cinco a 15 minutos, sempre antes do inicio da jornada de trabalho, sendo reservado para discussões e instruções básicas de assuntos ligados a prevenção de acidentes relacionados à saúde e segurança.

O momento para estimular a discussão sobre o assunto entre os colaboradores foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e aconteceu por meio da leitura de um texto que abordou o motivo da escolha da data para a iniciativa da luta contra a AIDS, o significado do laço vermelho e a forma de prevenção da doença.

O técnico de Enfermagem e membro da CIPA, Mardone Silva, explicou que a ação teve como objetivo conscientizar os colaboradores da unidade de forma prática e objetiva sobre a importância de combater a AIDS usando o método de prevenção. “Fomos direto ao assunto para alertar os colegas sobre a importância da prevenção”, relata.

Para a auxiliar Administrativa, Gessylene Alves, o momento de bate-papo após a leitura do texto foi de grande valia, pois despertou seu olhar para as consequências da falta de prevenção. “Não podemos esquecer que essa doença não tem cura”, disse Gessylene.

Na oportunidade a equipe também entregou laços vermelhos para os colaboradores do hospital.

AIDS

AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose entre outras.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1/12 por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizada em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde