HYT

Hospital Yutaka Takeda investe na capacitação de jovens aprendizes

Desde que aderiu ao Programa Jovem Aprendiz em 2010, a unidade gerenciada pela Pró-Saúde já recebeu 73 jovens

Em alusão ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz, no dia 24 de abril, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Yutaka Takeda (HYT) promoveu na última quinta-feira, 28/4, um treinamento para os 12 jovens aprendizes da unidade sobre comportamento organizacional, motivação no trabalho e comprometimento organizacional.

“Além de permitir ao jovem ingressar no mercado de trabalho, o programa abre as portas para a construção de um futuro profissional”, afirmou Lorena Lopes, coordenadora de Recursos Humanos do Yutaka Takeda.

Atualmente, a unidade conta com 12 jovens aprendizes, que atuam três vezes na semana, por meio período. Entre eles Severina Santos Silva, que realiza atividades administrativas supervisionadas no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

“Eu tinha um desejo enorme de poder me desenvolver profissionalmente no Yutaka. Me inscrevi três vezes para a oportunidade de jovem aprendiz até que consegui. Me sinto realizada e agora com novos planos”, contou.

A convivência hospitalar despertou em Severina o desejo de ingressar na área assistencial. “O cuidado com o próximo e o atendimento humanizado que vivencio aqui despertou o desejo de ingressar na Enfermagem”, finalizou.

Oportunidade de crescimento

Para Márcia Suelley, a Pró-Saúde deu início a sua vida profissional. “Entrei para esse time como Jovem Aprendiz em 2011, aos 19 anos. A minha relação com esse hospital foi amor à primeira vista”, contou.

Ao longo dos últimos dez anos, Márcia passou por vários setores, entre eles o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Agendamento e Pronto-Socorro, o que considera enriquecedor. “Além de adquirir conhecimento em várias áreas do Yutaka, eu fiz muitas amizades sinceras e que me motivam a cada dia”, relatou com alegria.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) é responsável por promover a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores da unidade, com metodologias ativas e treinamentos mais atrativos e dinâmicos.

A analista de Treinamento e Desenvolvimento, Lucineide Paula, foi uma das responsáveis por essa ação. A profissional desenvolveu por meio de vídeos e atividades lúdicas reflexões sobre o comportamento, motivação e comprometimento alinhados com o objetivo, missão, visão e valores da organização.

Assistência segura

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. A unidade está localizada em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

A unidade é reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o HYT possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

O HYT também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Ao longo do ano, o Hospital Yutaka Takeda contribui com o programa de aprendizagem de jovens do município, por meio da oferta de vagas de trabalho especificas, conforme a demanda da unidade para esse público.

Os jovens realizam atividades administrativas dos setores como conferências e cópias de documentos, alimentação e edição de planilhas, auxílio no atendimento de colaboradores e pacientes por telefone.

As oportunidades para participar do programa na instituição podem ser acompanhadas pelo site.

O processo seletivo conta com inscrição, avaliação de currículos, aplicação de provas e avaliação psicológica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde