Hospital Yutaka Takeda encerra ”Campanha de Gerenciamento de Resíduos” com trilha ecológica

Na última sexta-feira, 28/7, colaboradores do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), participaram da Trilha Lagoa da Mata, na Floresta Nacional de Carajás (Flonac). Durante a caminhada de cerca de 1 km na trilha, a equipe recebeu informações sobre a biodiversidade do local. A atividade encerrou a programação da ''Campanha de Gerenciamento de Resíduos'' da unidade.

Segundo o engenheiro Ambiental Joemir Ferreira, o passeio buscou apresentar uma parte da floresta amazônica, já que a floresta de Carajás está inserida nesse contexto, e apresentar algumas características específicas desse bioma. “Mostramos a área de transição onde começa a ter a presença do ferro e a vegetação que é um pouco diferenciada. Incentivar o cuidado com a conservação desse espaço e para finalizar eles conheceram a lagoa, que é sazonal, no período de inverno ela enche e no de estiagem ela fica seca”, disse Joemir.

Para a auxiliar de Atendimento Sandra Pimentel, o passeio foi bastante enriquecedor. “Eu gostei muito de conhecer a lagoa e principalmente saber que ela está sendo estudada por uma faculdade. Também achei bonito e interessante ver as árvores de grande porte. A natureza é muito linda”, comentou Sandra. Quem também ficou satisfeito em participar da trilha foi o auxiliar de Farmácia Manoel Júlio. “É bom conhecermos a biodiversidade de onde moramos”, relatou Manoel.

Na Trilha Lagoa da Mata, os colaboradores ainda tiveram contato com as espécies arbóreas mais comuns na unidade, conheceram as áreas de reintrodução de flora e a lagoa sazonal, formada a partir do escoamento das águas da chuva da vegetação do seu entorno. Essa visitação guiada proporcionou a interação da equipe com a diversidade da fauna e flora amazônicas, além da educação ambiental.

Campanha

A campanha organizada pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (CGRSS) contou com um circuito de atividades que incluiu bate-papo para estimular a preservação ambiental, jogos de conhecimento (como realizar o descarte correto de materiais nos minicoletores), montagem de quebra-cabeça da Serra dos Carajás e dinâmica de perguntas e respostas sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS) do hospital. Também teve exposição de peças feitas de materiais recicláveis, feitas pelos próprios colaboradores da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde