Hospital Yutaka Takeda cultiva a própria horta para alimentação saudável de pacientes

Em busca de oferecer uma alimentação ainda mais com qualidade para colaboradores e pacientes, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), implantou uma horta orgânica para pôr em prática os princípios da alimentação saudável e sustentabilidade.

Essa preocupação mundial com a alimentação saudável, livre de agrotóxicos e adubos químicos, vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, as instituições começam a preferir os alimentos orgânicos, produzidos com técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade de vida de quem os consomem.

De acordo com Tamiris Viegas, coordenadora de nutrição do HYT, essa nova forma de ofertar o alimento na unidade, teve início em setembro de 2019, após a conquista da certificação Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital. Como a unidade já tinha ações para redução do desperdício de alimentos e realiza a correta segregação dos resíduos, entre outras iniciativas, a nutricionista junto com a Comissão de Sustentabilidade, buscou mais um desafio que incluísse novamente a sustentabilidade para implantar na instituição.

“A ideia da criação da horta, teve como objetivo estimular os nossos colaboradores e pacientes a terem uma alimentação mais saudável, e reforçar a sustentabilidade dentro do HYT, já que todos os materiais para a criação da horta, como madeira, telas protetoras e adubo foram doados”, explica.

Já a nutricionista do Gleiciane Martins acrescenta que a unidade está na sua terceira colheita de alface, cheiro-verde e cebolinha e que a ampliação de hortaliças está nos planos da instituição. “Esses alimentos agregam valor nutricional as refeições preparadas diariamente para pacientes e colaboradores. Sendo nosso intuito ampliar a variedade de hortaliças, aumentando ainda mais o valor nutricional das refeições preparadas em nossa unidade”, frisou.

Atualmente, a produção já gerou 400 unidades de alface, 120 de cheiro-verde e 120 de cebolinha.

“A horta é muito importante sob o ponto de vista nutricional, como forma de terapia ocupacional, redução de custos, na melhoria do hábito de consumo das pessoas e até na manutenção e melhoria da saúde e prevenção de doenças”, finalizou Tamiris.

O Hospital Yutaka Takeda possui importantes certificações que demonstram a preocupação da Unidade com a qualidade no atendimento. O hospital é certificado com a ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. O hospital também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde