Agosto Dourado

Hospital usa a tecnologia para levar orientações online sobre amamentação

Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, promoveu uma palestra pela internet. A medida busca evitar aglomerações e trazer mais segurança para mães e bebês

Com o auxílio da tecnologia, o Hospital 5 de Outubro (HCO), gerenciado pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás (PA), orientou de forma virtual as gestantes e mães de recém-nascidos sobre a amamentação. A ação fez parte da campanha Agosto Dourado, que promove a conscientização e apoio ao aleitamento materno.

Promovida no dia 12/8, a palestra online com as mães foi realizada por uma pediatra e psicóloga da unidade. As orientações acontecem por todo o ano, mas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) surgiu a necessidade de adaptação, principalmente para evitar aglomerações.

Durante o encontro, a psicóloga do HCO, Glauciene Amorim, falou sobre os fatores psicológico relacionados a amamentação, como fortalecimento do vínculo entre mãe e filho e os benefícios presente nessa troca, que será fundamental para o desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança, auxiliando na redução de ansiedades.

“O momento da amamentação é mais do que apenas o fornecimento de alimento, é um vínculo que estará sendo construído. É um momento que também serve de proteção para a mãe contra o estresse, pois estará produzindo hormônios como prolactina e ocitocina, que geram a sensação de bem-estar”, explicou.

 

A importância da rede de apoio e os sintomas do pós-parto

Além disso, a profissional também ressaltou a importância da rede de apoio, que pode ser um familiar ou pessoas próximas que se tornam fundamentais para que a mãe se sinta mais fortalecida nesse período. Nas primeiras semanas após o parto, é natural existirem sintomas emocionais, como choro fácil, irritabilidade, angústia, medo, insegurança, cansaço, sensações que podem ser passageiras ou persistente. Nesse momento, é importante procurar ajuda de um profissional.

“O papel do pai também é bastante importante, ele pode contribuir ajeitando uma cadeira, uma almofada ou até mesmo buscando uma água”, frisou Glauciene.

 

Amamentação em tempos de pandemia

Para a pediatra Suellen Brito, com atuação pelo Hospital 5 de Outubro, abordou com as participantes sobre a amamentação em tempos de pandemia. Nesse momento, é necessário redobrar os cuidados com higiene e o uso de máscaras, mas a amamentação deve continuar. A profissional destacou sobre o tema da campanha Agosto Dourado neste ano, que a aborda a “Amamentação para um planeta mais saudável”.

“É importante ressaltar que o leite materno é um alimento natural e renovável, sendo ambientalmente seguro e ecológico, por ser produzido e entregue ao bebê sem embalagem ou desperdício”, comentou.

Além da programação online, o HCO dispõe de uma Comissão de Aleitamento Materno, que realiza ações de orientações com as puérperas da unidade durante todo ano. Elas recebem a visita dos profissionais durante o período de internação para esclarecer dúvidas, entre outras informações.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde