Hospital Universitário encerrou a Semana de Aleitamento com encontro de mães

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), do Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), terminou com o encontro entre mães doadoras e mães de bebês receptores de leite.  O encontro tocou o coração de todas as pessoas que estavam presentes. A plateia era composta por 15 mães doadoras de leite e seus filhos. Sendo 8 mães que estão com os bebês na UTI do Hospital Universitário e a equipe do Banco de Leite de Jundiaí.

Pamela de Almeida Santana, mãe de 3 crianças, que desde o primeiro filho teve vontade de ser doadora de leite, e acabou realizando esse sonho quando nasceu o terceiro filho. “Hoje me sinto completa e realizada em poder ajudar outros bebês. Consegui através das redes sociais, sensibilizar mais 8 amigas e 3 delas estão aqui hoje e são doadoras de leite humano”, explica a mãe do Felipe, de 4 meses.

Uma das mães, Gelba Rodrigues Pimentel, ficou emocionada ao agradecer a doadora de leite do filho. “Foi importante participar deste encontro. Eu gostaria de agradecer você pela doação. Considero você, mãe do meu pequeno Heitor, que recebe o alimento todos os dias, por meio do seu gesto de amor. Você é mãe de leite do meu filho”, finaliza Gelba Rodrigues, mãe do Heitor ,que está há quase 30 dias na UTI do HU.

Marcela Bionti, coordenadora do Banco de Leite, se emocionou várias vezes ao longo do encontro, e fez questão de apresentar toda equipe do Banco de Leite, e explicou o processo e o caminho que o leite percorre até chegar à UTI dos hospitais de Jundiaí. “Não conseguimos atender todos os bebês que precisam de leite humano, priorizamos os bebês de acordo com os procedimentos e normas da Rede Brasileira de Bancos de Leite, publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, explica.

Ontem, 6/08, aconteceu outro momento marcante desta semana intensa, porém com foco nos colaboradores do Hospital Universitário. O terapeuta e jornalista, Plínio Theodoro, falou sobre o amor e sobre o vínculo neste primeiro momento de vida do bebê. Plínio contou sua história e comentou sobre o momento mais importante na vida do ser humano. “A partir da amamentação, seu filho criará laços, desenvolverá sua capacidade de amar e transformará sua vida, construindo seu futuro”, explica.

Plinio deixa uma dica para os profissionais do hospital. “Vocês são agentes transformadores da primeira Infância, e esta relação deve ser baseada no afeto. Todo desenvolvimento se dá na relação com o outro. Pensem nisso!”, concluiu.

A semana começou com a apresentação do Baby Fusion, um método de dança com bebês e uma atividade do Banco de Leite no Parque da Uva envolvendo a primeira Infância. Ainda nesta semana é possível observar a mostra fotográfica de mães do HU, realizada pela artista Flávia Fontes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde