Hospital São Lucas cumpre mais uma etapa do planejamento estratégico

Mais 32 ações, de um total de 264 metas previstas no planejamento estratégico do Hospital Estadual São Lucas, foram cumpridas. Em dois meses, a unidade, localizada no Forte São João, em Vitória, implantou 42 ações.

Entre as principais metas projetadas para este ano está a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas entidades sem fins lucrativos que avalia a qualidade do serviço de saúde no país.

Durante a apresentação das metas, que ocorreu no 5 de julho, os profissionais explicaram a metodologia desenvolvida para consolidação de projetos. São eles: o Programa de Qualidade de Vida do Colaborador, Manual de Assistência Farmacêutica e o álbum com fotos do Centro Cirúrgico, cujo objetivo é explicar para os pacientes a funcionalidade do setor, contribuindo para a humanização na assistência.

Para a gerente de Qualidade, Luciene Rocha, o trabalho em equipe tem sido essencial para o cumprimento das metas dentro do prazo. “É um trabalho contínuo e requer um esforço em conjunto. Uma assistência mais segura é o nosso foco. Por isso, é importantíssimo que as ações de melhorias sejam implementadas”, afirmou.

 

Planejamento estratégico

As 264 metas estabelecidas no planejamento estratégico têm como objetivo alcançar o reconhecimento pela excelência na assistência hospitalar de urgência e emergência no Espírito Santo.

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do hospital é o responsável por orientar e acompanhar o cumprimento das metas. Para evidenciar os projetos implementados, o Núcleo criou um painel com 264 peças de um quebra-cabeça, cuja imagem corresponde a uma moqueca, em alusão à tradição capixaba.

Segundo o diretor-geral da unidade, Paulo Santos, o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para alcançar melhorias no atendimento. “O foco estratégico necessita ser mantido a fim de que possamos oferecer uma assistência de qualidade à sociedade capixaba”, afirmou.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde iniciado em dezembro de 2015.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde