Mais 32 ações, de um total de 264 metas previstas no planejamento estratégico do Hospital Estadual São Lucas, foram cumpridas. Em dois meses, a unidade, localizada no Forte São João, em Vitória, implantou 42 ações.
Entre as principais metas projetadas para este ano está a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas entidades sem fins lucrativos que avalia a qualidade do serviço de saúde no país.
Durante a apresentação das metas, que ocorreu no 5 de julho, os profissionais explicaram a metodologia desenvolvida para consolidação de projetos. São eles: o Programa de Qualidade de Vida do Colaborador, Manual de Assistência Farmacêutica e o álbum com fotos do Centro Cirúrgico, cujo objetivo é explicar para os pacientes a funcionalidade do setor, contribuindo para a humanização na assistência.
Para a gerente de Qualidade, Luciene Rocha, o trabalho em equipe tem sido essencial para o cumprimento das metas dentro do prazo. “É um trabalho contínuo e requer um esforço em conjunto. Uma assistência mais segura é o nosso foco. Por isso, é importantíssimo que as ações de melhorias sejam implementadas”, afirmou.
Planejamento estratégico
As 264 metas estabelecidas no planejamento estratégico têm como objetivo alcançar o reconhecimento pela excelência na assistência hospitalar de urgência e emergência no Espírito Santo.
O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do hospital é o responsável por orientar e acompanhar o cumprimento das metas. Para evidenciar os projetos implementados, o Núcleo criou um painel com 264 peças de um quebra-cabeça, cuja imagem corresponde a uma moqueca, em alusão à tradição capixaba.
Segundo o diretor-geral da unidade, Paulo Santos, o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para alcançar melhorias no atendimento. “O foco estratégico necessita ser mantido a fim de que possamos oferecer uma assistência de qualidade à sociedade capixaba”, afirmou.
Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde iniciado em dezembro de 2015.