Hospital Regional recebe visita de representantes do Governo do Pará nas futuras instalações do Labimol

Laboratório está em fase de implantação e fará testes de covid-19 no HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, recebeu na tarde desta quinta-feira (21), a visita do secretário Regional do Governo do Pará, Henderson Pinto, da Diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) Marcela Tolentino e da coordenadora de Saúde do Centro Regional de Governo, Talita Liberal.

As autoridades estaduais visitaram as instalações do futuro Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol), que deverá fazer testagem do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, HRBA e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A instalação do Labimol em Santarém é uma estratégia de descentralização e ampliação das possibilidades de diagnosticar a Covid-19 no estado do Pará com mais celeridade. Realizar este diagnóstico em Santarém reduzirá o tempo de espera pela confirmação dos resultados, o que favorecerá o tratamento dos pacientes de toda a região Oeste do Pará.

Além disso, será possível evitar a ocupação desnecessária de leitos por longos períodos de tempo por pacientes suspeitos da Covid-19, uma vez que o resultado deverá ficar pronto no mesmo dia, ou em até 72h, dependendo da demanda. Também será possível fazer o monitoramento com mais agilidade dos profissionais da saúde que estão na linha de frente e expostos a contaminação pelo vírus.

A visita foi acompanhada pelo diretor Hospitalar Hebert Moreschi e pela coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do HRBA, Renata Mendonça.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde