Amamentacao

Hospital Regional Público da Transamazônica promove oficina de amamentação para celebrar o Agosto Dourado

Mês é dedicado ao apoio e promoção do aleitamento materno infantil

Desde 2017, o mês de agosto é dedicado ao incentivo e promoção do aleitamento materno. Conhecido como o “líquido de ouro”, o alimento é essencial para a imunidade e desenvolvimento dos bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. Foi com esse simbolismo que nasceu o termo “Agosto Dourado”.

No Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, diversas mães puderam conhecer na prática um pouco sobre o surgimento da campanha e seus objetivos.

Nesta sexta-feira, 28/8, a equipe multiprofissional da unidade tirou dúvidas e orientou as usuárias sobre dicas de respiração, posições ideais para a amamentação e a forma correta de carregar os bebês.

De acordo com a terapeuta Ocupacional Rafaela Rizzi, o exercício de relaxamento é um dos pontos mais importantes para uma boa amamentação. A especialista comenta que as mães precisam ter esse momento de aproximação com o bebê para alcançar três objetivos: nutrir os pequenos, favorecer o desenvolvimento deles e transmitir amor.

“A amamentação é o momento de passar afeto, amor e carinho para o bebê. Quando eles são devidamente estimulados, se desenvolvem melhor e mais rápido. O ato de amamentar é fundamental nos primeiros meses de vida”, explica a profissional.

Para a dona de casa Deilane Cantaneide, mãe do pequeno José de apenas dois meses, as orientações foram tão esclarecedoras, que ela passará os ensinamentos para outras mães.

“O que mais me chamou a atenção foram as orientações sobre como devemos estar tranquilas antes de amamentar. O exercício de relaxamento, de respiração, tudo isso resulta em carinho e amor aos nossos filhos, que passamos com a amamentação”, contou Deilane.

Durante todo o ano, o HRPT incentiva a promoção do aleitamento materno e, em agosto, intensifica as orientações com mães internadas na unidade. A oficina foi realizada seguindo todas as regras de proteção e distanciamento contra o novo coronavírus (Covid-19).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde