Hospital Regional promove campanha Dezembro Vermelho em Marabá

Ação contou com palestras, distribuição de panfletos informativos, encaminhamentos para realização de teste rápido e entrega de preservativos

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), promoveu nesta quarta-feira (11), palestras para conscientizar colaboradores, usuários e familiares sobre sintomas, formas de contágio e prevenção do HIV (vírus da imunodeficiência humana), que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). A ação integra a campanha “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas vivendo com HIV.

O estado do Pará é o segundo do país com os maiores índices de mortes da doença, com cerca de 7,2 mil óbitos registrados por complicações da AIDS nos últimos 14 anos. Ainda de acordo com o ranking, entre as dez cidades que se sobressaem no estado, Marabá ocupa a segunda colocação (313 mortes), atrás apenas de Ananindeua (703). Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

Realizado em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Marabá, as palestras realizadas no HRSP, unidade do Governo do Estado do Pará gerenciada pela Pró-Saúde, contaram com a distribuição de panfletos informativos, encaminhamentos para teste rápido de HIV e entrega de preservativos masculinos e femininos. Outras infecções sexualmente transmissíveis também foram abordadas.

Para Marta Marinatti, psicóloga do CTA, nos dias atuais, mesmo com as campanhas de conscientização e acesso gratuito a preservativos, a questão do preconceito ainda é uma barreira para a prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, em especial a AIDS. “O HIV infelizmente existe e ainda é crescente, atingindo todas as faixas etárias. Mas, além dele, existem outras doenças como Hepatite B e Sífilis, que também devem ser cuidadas”, alerta.

De acordo com Flávia Fernandes, responsável pelo setor de humanização do HRSP, o Regional participa de todas as campanhas de conscientização que alertam a sociedade sobre os cuidados com a saúde. “O Dezembro Vermelho é uma das diversas campanhas que realizamos na unidade com objetivo de proporcionar aos nossos pacientes, acompanhantes, colaboradores e a comunidade, informações importantes que todos nós devemos ter com a nossa saúde”, explica.

Dezembro Vermelho

A escolha do mês se deu em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

Segundo dados mais recentes do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, cerca de 37,9 milhões de pessoas viviam com HIV em todo o mundo até dezembro de 2018 e, destas, 24,5 milhões tinham acesso à terapia antirretroviral – medicamentos capazes de salvar vidas – até junho deste ano.

Apesar deste enorme avanço, o mundo ainda registrou 1,7 milhão de novas infecções em 2018 e 770 mil mortes em decorrência da AIDS.

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. A unidade também conta com um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas disponíveis para a sociedade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde