Hospital Regional promove ação para celebrar o Dia Mundial do Rim em Marabá

Unidade é referência de atendimento em nefrologia e desenvolveu uma programação especial para conscientizar sobre a importância da prevenção renal

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Rim (12/3), data que serve de alerta sobre doenças renais, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA), promoverá nesta sexta-feira (13), palestras para seus pacientes e colaboradores. O objetivo da atividade é conscientizar sobre a importância da prevenção renal.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, a campanha de prevenção desse ano, terá como tema central a “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”

Com um Centro de Hemodiálise de ponta recém-inaugurado, o HRSP, unidade do Governo do Estado do Pará que presta atendimento 100% gratuito, se tornou uma referência de atendimento na especialidade de nefrologia. O serviço possui 22 máquinas de diálise, que podem atender até 103 pacientes por mês, produzindo em média 1.500 sessões por mês.

De acordo com o Enfermeiro Nefrologista, James Pinto, um dos responsáveis pelo Centro de Hemodiálise no HRSP, a campanha tem como objetivo prevenir e alertar sobre os sintomas decorrentes do mau funcionamento dos rins, para que o diagnóstico não ocorra tardiamente, em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal.

“É uma ação que tem como objetivo estimular as pessoas a incorporar hábitos mais saudáveis, em especial as do grupo de risco, como hipertensos, diabéticos, pacientes com sobrepeso e obesidade, tabagistas e pessoas idosas. Porém, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode desenvolver uma doença renal” explicou James.

O rim
Os rins são órgãos responsáveis por filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a pressão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada 10 brasileiros sofre de doenças renais, sendo mais comuns os cálculos renais, infecções, cistos, tumores e a insuficiência renal.

Dicas para manter os rins saudáveis

De bem com a balança: Os rins têm uma programação para o peso e altura, por isso, manter o peso ideal é fundamental para que eles sigam em bom funcionamento.

Alimentação equilibrada: Tomar cuidado com o excesso de gordura, sal, sódio e açúcar é fundamental. Ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras também colabora para a manutenção adequada das funções renais.

Hidratação: Tomar muita água é fundamental. Muitas vezes, crianças e adolescentes substituem a água por refrigerantes e sucos artificiais, o que prejudica o órgão. Um adulto deve ingerir, em média, dois litros de água por dia, fora outros líquidos saudáveis como sucos e chás.

Apagar o cigarro: Os rins são cheios de vasos sanguíneos. O cigarro, por conta de suas substâncias tóxicas, desencadeia uma série de inflamações que prejudicam o órgão.

Serviço

Data: 13 de março (sexta-feira)
Horário: das 10h às 18h
Local: Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso
Endereço: Rodovia PA 150, S/N – Altura do Km 07
Nova Marabá – Marabá – Pará
Contato: Ederson Oliveira (94) 9.8199-5382

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde