HRSP

Hospital Regional do Sudeste do Pará inicia obras do novo setor de oncologia

Ala oncológica contará com atendimento ambulatorial e serviço de quimioterapia, atuando como referência regional

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), unidade do Governo do Pará, localizada em Marabá, deu início nesta segunda-feira (22), às obras de reforma e adaptação para implantação do setor de oncologia, com atendimento ambulatorial e serviço de quimioterapia.

Com previsão de conclusão em até sete meses, o espaço, de 418 m², contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação, área de convívio e acolhimento humanizado, além de salas administrativas e técnicas, que contarão com o suporte de 90 profissionais de saúde, atuando 24h por dia.

A instalação desta especialidade na unidade é uma demanda antiga da comunidade local. Quando inaugurado, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês.

Alexandre Rocha, diretor Técnico do HRSP, explica que a quimioterapia é um dos principais procedimentos utilizados para combater o câncer. “São medicamento potentes, que, ao se misturarem com o sangue, são levados para todas as partes do corpo, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células cancerígenas”, destaca o especialista.

A implantação do serviço de oncologia no Regional do Sudeste do Pará representa um avanço histórico para a saúde no interior do estado, em especial para os que lutam contra o câncer, a segunda maior causa de mortes no Brasil.

“Sabemos da rotina desgastante e da peregrinação de muitos pacientes oncológicos da região, que precisam se deslocar para outros centros de saúde para realizar o seu tratamento. Em breve, muitos desses casos serão atendidos aqui em Marabá, melhorando a qualidade de vida desses usuários e de seus familiares”, enfatiza Valdemir Girato, diretor Hospitalar.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No tratamento oncológico que será implementado na unidade, o paciente contará com uma equipe multiprofissional altamente capacitada, que terá como diferenciais um atendimento integrado, com uma abordagem pautada na humanização, um dos valores institucionais da Pró-Saúde, gestora do hospital.

O novo setor irá ocupar o espaço onde estavam instalados, anteriormente, a cozinha, refeitório, lavanderia, rouparia e almoxarifados da instituição. “Estamos finalizando a revitalização do bloco de apoio da unidade, onde serão inaugurados uma nova cozinha industrial moderna, lavanderia hospitalar com capacidade maior de processamento, e refeitório que irá trazer mais conforto para nossos colaboradores e usuários”, informa Izailson Alves, gerente de Apoio do Regional de Marabá. A unidade construirá ainda um novo almoxarifado, para ampliar a capacidade de armazenamento de itens médicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde