Hospital Regional do Sudeste do Pará estimula a sustentabilidade como forma de preservação da Floresta Amazônica

Hospital Regional do Sudeste do Pará

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), lançou nesta terça-feira (09) a campanha educativa “Menos Branco, Mais Verde”, que tem como objetivo estimular o consumo consciente de papel, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente.

Gerenciada pela Pró-Saúde e mantido pelo Governo do Estado do Pará, o HRSP está realizando orientações junto aos colaboradores sobre as medidas para o consumo consciente de papel. Pacientes e familiares também estão recebendo orientações.

Em 2020, o Regional do Sudeste do Pará consumiu 3.240 resmas de papel, o equivalente a uma média mensal de 270 unidades. Desse total, 10% foi reaproveitado, gerando uma economia de aproximadamente R$ 5 mil reais.

Para Francisco Olten Gouveia, assistente administrativo e responsável pela sustentabilidade no HRSP, a meta da unidade em 2021 e reduzir até 20% o consumo de papel, o que geraria uma economia de quase R$ 10 mil reais.

“Estamos implantando diversas medidas para reduzir o consumo de papel, como a implantação do prontuário eletrônico, ações em comunicação digital e, principalmente, o reaproveitamento como rascunho do papel que seria descartado”, explica.

O papel reaproveitado é transformado em objetos atrativos como bloco de notas, agendas e até caderno de anotações, que são distribuídos gratuitamente por meio do projeto “Sustentar”, que produz esses brindes aos colaboradores.

Além das orientações na unidade, algumas das dicas também podem ser usadas no dia a dia por outras pessoas em casa e em diferentes situações de trabalho. São elas:

– Imprima documentos frente e verso;
– Sempre visualize as impressões antes de imprimir, evitando assim impressões desnecessárias;
– Utilize a tecnologia a seu favor, sempre que possível, no uso de arquivos digitais;
– Estimule a reciclagem, separando os papeis para coleta seletiva;
– Faça uso do rascunho, é uma ótima opção para anotações.

Projetos Sustentáveis

Além do reaproveitamento do papel, o HRSP promove o projeto “Ecolaborador”. Desenvolvido desde 2018, o objetivo é estimular o descarte correto do óleo de cozinha.

Com um ponto de coleta específico na unidade, o produto é trazido pelos colaboradores e usuários, sendo recolhido por uma empresa e transformado em sabão e biodiesel.

Desde 2019, o Regional do Sudeste do Pará também promove o projeto “Reuse”, de coleta e reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado, que são utilizadas para desinfecção e sanitização de áreas comuns da unidade e para regar plantas e árvores do hospital.

Já no ano passado, o projeto “Sustentar” foi implantado e tem como objetivo reutilizar insumos como latas de leite, bobinas de sacos plásticos, papel, papelão, dentre outros, que são transformados em brindes e doado aos colaboradores, como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido.

Para Izailson Alves, gerente de apoio do HRSP, os projetos desenvolvidos na unidade são reconhecidos pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que valoriza iniciativas que contribuam para a saúde do planeta.

“Realizamos regularmente ações que impactam positivamente para o consumo consciente dos recursos naturais da nossa região. Preservar para as futuras gerações, o nosso maior patrimônio a floresta Amazônica”, afirmou.

Experiência em gestão

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do país, que realiza a gestão de serviços de saúde há mais de 50 anos.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, realiza a gestão de unidades de saúde presente em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Ampliar fonte
Contraste