Tecnologia

Hospital Regional do Baixo Amazonas passa a disponibilizar pela internet o acesso a resultados de exames laboratoriais

Além da comodidade aos pacientes, a unidade pretende reduzir o consumo de insumos e fortalecer a cultura da sustentabilidade

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, começou a disponibilizar um novo serviço para aumentar a comodidade dos pacientes que realizam exames laboratoriais. A unidade agora oferece a retirada de resultados de exames pela internet de forma gratuita aos pacientes.

O serviço, comum em instituições particulares de saúde, já está disponível no HRBA que atende mais de 35 especialidades e é referência em média e alta complexidades para 1,3 milhão de pessoas em 30 municípios na região Oeste do Pará.

Antes da implementação tecnológica, os mais de 50 mil exames mensais eram disponibilizados exclusivamente em modelo impresso, com retirada obrigatória nas dependências do HRBA.

“Essa melhoria gera comodidade ao paciente que agora poderá acessar os resultados de onde estiver, a qualquer horário, não precisando comparecer ao HRBA para a retirada do exame”, enfatizou Renata de Mendonça, coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do hospital (LAC-HRBA).

O LAC-HRBA realiza mais de 1.100 tipos de exames como hemograma, glicose, colesterol, triglicerídeos e urina. No ano passado, o Regional do Baixo Amazonas realizou 508.633 exames laboratoriais, sendo 66.452 pacientes atendidos. Neste ano, até o mês de maio, já foram 278.512 exames e 35.261 pacientes.

“Em tempos de pandemia, quanto menor a circulação de pessoas, principalmente em unidades de saúde, melhor para todos”, complementa Renata.

Como acessar?

O paciente precisa acessar o site do hospital, no menu principal clicar na opção “Resultados de Exames” e acessar o sistema utilizando “login” e “senha” disponibilizados no protocolo de retirada de exames, que é entregue ao usuário no momento do cadastro de exames.

O paciente pode acessar o resultado pelo navegador do computador e pelo aparelho celular, também utilizando navegador.

Taynara Araújo, 30 anos, aprovou a novidade. Ela é paciente oncológica e precisava buscar resultados de exames na unidade pelo menos duas vezes ao mês. “Foi ótimo. Você acessa o sistema, consulta, faz download do exame e ainda economiza tempo”, disse.

“Já precisei pegar exame toda semana aqui, então essa mudança deixou tudo mais prático, simples e maravilhoso”, reforça a jovem que faz acompanhamento no Regional de Santarém há 11 anos.

Tecnologia e sustentabilidade

Primeiro hospital público do Brasil a obter o selo internacional de sustentabilidade “Materiality Disclosures”, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI), o HRBA é uma unidade pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, que prima por ações contínuas de sustentabilidade.

Com a disponibilização de laudos laboratoriais pela internet a unidade está reduzindo o consumo de papel e tinta para impressão, bem como a energia gasta para imprimir a grande demanda de exames.

“Investimento em tecnologia na área da saúde é essencial para garantir um atendimento de qualidade e resolutivo a nossa população. Além disso, estamos contribuindo positivamente no quesito sustentabilidade, garantindo o cumprimento do planejamento estratégico do HRBA, fortalecendo a cultura da sustentabilidade”, conclui o diretor Administrativo e Financeiro, Bruno Rezende.

O HRBA está entre os melhores hospitais do país, possui reconhecimento internacional pela qualidade assistencial e segurança destinada aos pacientes e faz parte de um seleto grupo no Brasil – que há seis anos consecutivos – detém o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde