Atendimento

Hospital Regional do Baixo Amazonas inicia atendimentos a pacientes com sequelas da Covid-19

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Drº Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará, iniciou nesta quarta-feira (8/9), os atendimentos do Programa Triagem Pós-Covid, iniciativa do Governo do Pará, que visa atender pacientes que apresentam sequelas após infecção pelo novo coronavírus.

A cozinheira Ivonete Lima Melo, de 60 anos, foi um dos primeiros pacientes a receber atendimento com o clínico geral do ambulatório. Ela contraiu a Covid-19 em fevereiro de 2020, quando chegou à Santarém de uma viagem de Manaus (AM).

“À época eu tive vômito, diarreia, febre, dor de cabeça e muita dor na nuca. Consegui me recuperar, mas fiquei com sequelas. Eu sinto um choque no meu rosto, e vontade de chorar constante. Esse atendimento é uma benção de Deus. Nem todo mundo tem oportunidade de ser atendido em um hospital desse”, afirma Ivonete.

Desde o início da pandemia, o HRBA é referência para atendimentos do novo coronavírus, tendo prestado assistência, até o momento, a 1.685 pacientes graves com Covid-19, que precisaram de internação.

Agora, a unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada desde 2008 pela entidade filantrópica Pró-Saúde, passa a atender também o paciente recuperado da doença, por meio de consultas. Após avaliação médica, se necessário, o paciente é encaminhado a especialistas e para realização de exames laboratoriais e de imagem.

A paciente Sandréia de Souza Ferreira, 45 anos, foi infectada pela Covid-19 duas vezes, a última foi em março de 2021. Desde então, sente que sua saúde não é a mesma. “Fiquei com sequelas que sinto até hoje. Me sinto inchada, fico nervosa o tempo todo, meu coração acelera, sinto uma tremedeira no corpo, fiquei com pressão alta e sinto cansaço se fizer muito esforço”, declara a auxiliar de serviços gerais.

Após a consulta, Sandréia foi encaminhada para atendimento especializado e para realização de exames. “Com esse ambulatório em Santarém teremos a oportunidade de continuar o tratamento”, destaca a paciente.

A implantação do ambulatório Pós-Covid em Santarém é uma estratégia do Governo do Pará, que tem o objetivo de ampliar a assistência em saúde para mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu, regiões que o HRBA é referência em média e alta complexidades.

“Importante frisar que esse atendimento é para qualquer pessoa que esteja com sequelas da Covid-19, ou seja, pode ter sido internado no Hospital de Campanha, ter recebido atendimento na UPA 24 Horas ou ser de outro município da região. O objetivo é dar suporte a esses pacientes e acelerar o processo de recuperação”, enfatiza o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.

Como agendar uma consulta?

O agendamento das consultas pode ser feito pelo telefone (93) 98122-6464 ou (93) 98122-6444. A marcação das consultas ocorrerá de segunda a sexta (com exceção de feriados), das 7h às 18h. Ao todo, serão disponibilizados 1.200 atendimentos mensais, com uma média de 60 consultas por dia.

O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva.

A unidade foi eleita como um dos melhores hospitais do Brasil, sendo reconhecido com a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta a qualidade do atendimento e assegura que o HRBA possui padrão de segurança internacional no atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde