Nutricionista mostra prato com alimentos da horta do HRBA

Hospital Regional do Baixo Amazonas dissemina importância da alimentação saudável no ambiente hospitalar

Unidade conquistou em 2020 o selo que reconhece boas práticas de alimentação sustentável

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, foi criado para ser um alerta sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade.

Visando disseminar a cultura da segurança alimentar e nutricional no ambiente hospitalar e inovar no cardápio de refeições oferecidas para colaboradores, acompanhantes e pacientes, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realiza a Semana da Alimentação.

Os colaboradores do Serviço de Nutrição Dietética (SND) do HRBA, unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, participaram de um treinamento com a gastrônoma Leila Fort, na qual aprenderam novas receitas, envolvendo produtos da Horta Orgânica do hospital.

O treinamento é um estímulo aos hábitos alimentares, incentivado nas unidades administradas pela Pró-Saúde em todo o país. O trabalho de inteligência da entidade, uma das maiores no Brasil na área de gestão hospitalar, visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

“Queremos proporcionar uma alimentação saudável e sustentável e muito sabor aos nossos usuários, além de principalmente capacitar os nossos colaboradores para prepararem refeições que levem em consideração a segurança alimentar e as especificidades e características do público que atendemos”, destacou a gerente de Hotelaria do HRBA, nutricionista Ádrea Moreira.

No quesito qualidade da refeição, em avaliação aplicada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), o HRBA apresenta resultado acima de 90% de satisfação.

No período de 2016 a setembro de 2020, 194 mil quilos de resíduos orgânicos (folhas e galhos de árvores e restos de alimentos do hospital) que seriam desprezados, foram reaproveitados pelo hospital como adubo no projeto de compostagem e horta orgânica.

O cardápio da unidade é programado mensalmente, respeitando as leis da nutrição (quantidade, qualidade, harmonia e adequação), e montado utilizando os alimentos colhidos da horta (macaxeira, batata doce, feijão verde, maxixe, cebolinha, mamão, banana, acerola, entre outros).

Este ano, a unidade já serviu 529.984 refeições.

Reconhecimento em alimentação saudável

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, certificado como Hospital Amigo do Meio Ambiente, o HRBA é Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A certificação atesta que o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

Além da ONA, a unidade obteve neste ano mais uma importante certificação: o selo Green Kitchen.

O programa é voltado às boas práticas de alimentação, centradas na utilização de alimentos sem agrotóxicos, ambientação natural e sustentabilidade.

A certificação foi conquistada após o hospital comprovar práticas saudáveis e sustentáveis como utilização de produtos certificados, controle de água, compostagem de resíduos orgânicos, reciclagem do óleo e treinamento sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

“Por meio destas capacitações, a Pró-Saúde busca motivar as equipes a continuarem aplicando o conceito de melhoria contínua com foco na satisfação e qualidade de atendimento ao usuário. Esse trabalho resulta em alimentação saudável aos nossos pacientes, acompanhantes e usuários aliada à sustentabilidade ambiental”, ressaltou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Semana da Alimentação

A programação da Semana da Alimentação continua nesta quinta-feira, 15/10, com palestra sobre Higiene dos Alimentos com os nutricionistas Harlei Franco e Ádrea Moreira. E na sexta-feira (16) com palestra sobre Alimentação Saudável e prevenção do câncer com a Nutricionista Residente do HRBA, Renata Rios.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde