Natal

Hospital Regional do Baixo Amazonas celebra Natal e 15 anos com 9,4 milhões de atendimentos

Comemoração foi integrada à programação de Natal e contou com a presença do Papai Noel

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), unidade referência para mais 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu, celebrou na quinta-feira (23), 15 anos de serviços de saúde prestados à população paraense.

As comemorações ocorreram de forma integrada com a programação de Natal e contou com a presença do Papai Noel que surpreendeu as crianças da pediatria ao surgir de dentro de um presente gigante.

A cerimônia ocorreu no jardim da frente do hospital, contou com a presença dos diretores da unidade, colaboradores, pacientes e acompanhantes.

João Batista, de 71 anos, foi um dos pacientes que desceu da enfermaria para prestigiar a programação. Ele deu entrada há 20 dias em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRBA, após sofrer um infarto.

“Desde que ele saiu do [município] Terra Santa eu não o vi mais, porque sou do grupo de risco, mas Deus é fiel. A acompanhante que estava hoje me ligou e disse que ele estava no jardim e que eu ia poder vê-lo. Esse momento foi um presente de Natal para nós. Quero agradecer o hospital porque o caso dele era muito grave e hoje ele é um milagre Deus”, relata emocionada a esposa do paciente, Helena Medeiros.

Na ocasião, foi inaugurada a tradicional árvore de Natal sustentável, que este ano foi confeccionada com 1 mil cubas de ovos recicladas e placas de proteção das películas de ressonância magnética, que há cinco anos são reaproveitadas pelo projeto Caracol, que realiza oficinas de reciclagem com pacientes e acompanhantes.

“É tradição no HRBA, todos os anos, aproveitarmos as comemorações de Natal para também deixarmos a mensagem sobre o compromisso da Pró-Saúde com a sustentabilidade, que é um valor fundamental e está fortemente inserido no nosso jeito de conduzir processos”, destaca a presidente do Comitê de Sustentabilidade, Ana Karen Cardoso.

Durante as comemorações, foram entregues aos pacientes em situação de vulnerabilidade social, cestas de alimentos arrecadadas durante a ação Natal Solidário da Pró-Saúde, que integra o projeto Gincana Solidária do HRBA.

Os setores que mais colaboraram com as ações durante o ano e conquistaram selos de diamante, receberam menção honrosa como Setor Solidário 2021.

“Com esta ação estamos reforçando o comprometimento do Governo do Pará, da Pró-Saúde e do HRBA com uma assistência humanizada, demonstrando a nossa sensibilidade em gerar empatia entre profissionais, pacientes e seus familiares”, afirma a supervisora de Humanização, Patrícia Nogueira.

15 anos de conquistas

Fundada no dia 28 de dezembro de 2006, a unidade acumula conquistas importantes que demonstram sua expertise em gestão hospitalar.

Enfrentando pelo segundo ano consecutivo uma das mais graves crises sanitárias dos últimos tempos, a Covid-19, o hospital pertencente ao Governo do Pará e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, demonstrou sua excelência ao conquistar, em 2021, o 1º lugar no 4º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde.

Ainda em 2021, apesar dos desafios, a unidade alcançou o reconhecimento mundial ao se tornar a única unidade de saúde do Norte do Brasil a integrar a edição 2020 do Relatório “Hospitais que Curam o Planeta”, promovido pela organização não governamental internacional Salud Sin Daño (Saúde Sem Dano).

“São 15 anos salvando milhares de vida neste hospital e este aniversário também é de solidariedade, pois durante a Gincana Solidária 2021 conseguimos arrecadar aproximadamente 3 toneladas de alimentos que são para nossos usuários, pois nossa assistência é voltada para o paciente. Sem humanização, não existe sentido. Aqui temos pessoas cuidando de pessoas”, ressalta o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O Regional de Santarém possui a certificação “Acreditado com Excelência – ONA 3”. Este é o nível mais alto de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas do mercado de saúde no Brasil.

Vale lembrar que o HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil pela Revista Exame.

Além disso, o HRBA já recebeu diversos reconhecimentos e prêmios como: Programa Green Kitchen (2020); Prêmio FBAH – melhor projeto de gestão (2014); Hospital Amigo do Meio Ambiente (2013, 2015, 2016, 2018, 2019 e 2021); Prêmio Líderes de Saúde (2016 e 2017); Signatário do Pacto Global da ONU (2016), Único hospital público da região Norte com alto padrão de qualidade na avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) (2016); Selo Materiality Disclosures, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI) (2017), entre outros.

Referência em saúde no Norte

Ao longo destes 15 anos, o HRBA soma números importantes que mostram a relevância do hospital para o Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade realizou, de 2008 – ano que a Pró-Saúde assumiu a gestão – até novembro de 2021, 9,4 milhões de atendimentos, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência.

O Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidades, com atendimentos em cerca de 40 especialidades.

É referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva. Também é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Desde 2012, o Regional de Santarém já realizou 192 captações de múltiplos órgãos, e 67 transplante de rins, desde 2016 quando iniciou o programa de transplantes na unidade.

O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado, sendo referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. Também é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde